Cultura

Academia de Música de Castelo de Paiva

A academia de música de Castelo de Paiva é um estabelecimento do ensino especializado de musica leccionado cursos básicos e secundários de musica de acordo com os normativos em vigor e a autorização concedida pelo ministério da educação.
Funcionando em registe de paralelismo pedagógico durante vários anos, a academia viu reconhecido em 2011 o seu mérito artístico e educativo através da atribuição da Autonomia Pedagógica pelo Ministério da Educação e ciência, aos cursos que lecciona. Nesta medida, a academia enquadra-se nos objectivos do sistema educativo e, por conseguinte, os estudos que lecciona são equiparados aos ministrados nas escolas públicas.
No correr diacrónico do tempo tem acedido á Academia um número cada vez maior de crianças e jovens, oriundos não só de Castelo de Paiva, mas também de concelhos vizinhos que procuram obter uma formação artística de mérito. No presente ano lectivo, frequentam a Academia cerca de 480 alunos, nos mais diversos cursos do currículo e leccionam cerca de 40 docentes devidamente especializados.
O desempenho da academia não se limita á acção educativa. Conforme o Plano anual de actividades que elabora, promove inúmeros concertos com os seus alunos, nos mais diversos locais. Salienta-se o elevado nível artístico dos agrupamentos que oferece, nomeadamente a Orquestra de sopros, a Orquestra Clássica, a Orquestra Ligeira, o Ensemble de Clarinetes, o ensemble de metais, o ensemble de gAcademia de Música de Castelo de Paivauitarras, o ensemble de saxofones e os coros.
A Academia celebra em 2013 as bidas de parta, acontecimento que pretende comemorar com um vasto programa que se prolongara por todo o ano e que será divulgado oportunamente.

 

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados