Ambiente

Abastecimento de Água nas Diversas Freguesias

O abastecimento domiciliário de água no concelho de Castelo de Paiva é assegurado por um sistema principal, designado por “sistema central”, cuja água é adquirida à empresa Águas do Douro e Paiva e distribuída a todas as freguesias do Concelho.

Todavia, em virtude da localização geográfica de alguns lugares, tais como o Seixo, Moinho, Mó e Gilde, em Real, e Almansôr, no Paraíso, são abastecidos por sistemas subterrâneos autónomos.

Temos, ainda, os lugares Vilar de Eirigo – Bairros e Nogueira – Paraíso, em que o abastecimento de água é feito por fontanários não ligados à rede pública e que são origem única de água.

Todos estes abastecimentos são sujeitos a análises periódicas à água de acordo com um Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) desenvolvido com base no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto, na sua redação atual, aprovado pela ERSAR, entidade que superintende nesta área.

A eventual constatação de anomalia na qualidade da água, é imediatamente comunicada à Autoridade de Saúde, que encetará as diligências que achar necessárias em colaboração com o Câmara, no sentido de salvaguardar a saúde pública. O abastecimento normal é ativado logo que as análises à qualidade da água estejam dentro dos parâmetros definidos na Lei os quais serão tornados públicos, através de editais.

 

 

mais notícias
Contadores Inteligentes de EletricidadeGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados