Cultura

Banda Musical de Fornos

Em Janeiro de 1909, o Sr. António Moura Duarte dispôs-se a organizar uma Banda de Música em Fornos. “Levando avante tal projecto, depressa a nova Banda de Música se constitui e se prepara para actuar. Estreou-se na Vila de Sobrado de Paiva no dia 25 de Abril de 1909” (in Guido de Monterey, Castelo de Paiva p. 294). Em 27 de Setembro de 2003 adquire, finalmente, o estatuto de Entidade de Utilidade Pública.
A Banda é constituída por setenta músicos executantes, com idades entre os 11 e os 46 anos, tendo o mérito de conseguir agregar a arte da juventude à experiência dos menos jovens.
Considerando que a nossa juventude se mostra, por vezes, avessa a este tipo de manifestação musical, a Banda de Fornos, apesar de ser uma instituição centenária, tem conseguido manter nas suas fileiras um número considerável de jovens executantes, transmitindo a alegria que é própria da mocidade.
Neste contexto, a Banda Musical de Fornos é bem o testemunho da importância que a formação musical dos mais novos tem para a continuidade das Filarmónicas, disponibilizando uma escola de música onde se lecciona formação musical, instrumento e classe de conjunto, que é frequentada por crianças de diversas freguesias.
A Banda Musical de Fornos participou em 2008 e 2012 no concurso internacional de Bandas conseguindo por duas vezes ser premiada com o 2º lugar da segunda categoria e ainda um honroso 3º lugar no Concurso de Tauromaquia, justificando plenamente o orgulho dos que nela se revêem.
Em 2009, com a comemoração do centenário, a Banda Musical de Fornos realizou um concerto em pleno rio Douro, feito inédito, mostrando assim um sinal claro de que, planeando o futuro, comemora o passado.
Em 2014 concorreu à quinta edição do concurso de Bandas no Ateneu Vilafranquense à primeira categoria.

Tem como Director artístico o Professor David Silva docente na Escola Superior de Música Artes e Espectáculos do Porto.

Contactos:

Presidente - João Monteiro

911990924

Email - bandadefornos@gmail.com

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados