Cultura

Banda Musical dos Mineiros do Pejão

À data de 1933 criou-se o Grupo Musical de Pedorido (Tuna Musical), dirigido por um devoto da música, padre Francisco Nicolau Moreira, tendo como auxiliares os músicos amadores João de Sousa e Nicolau Barbosa. Em 1947 Jean Tyssen, proprietário da Empresa Carbonífera do Douro e grande: apaixonado da arte musical, apercebendo-se que no Couto Mineiro do Pejão havia grande propensão para a música e ouvidos musicólogos insignes, como por exemplo o violinista Philipe Newman, resolveu transformar aquela Tuna numa Banda Musical, não obstante aquele músico ter chegado a albergar  a ideia de com ela fundar uma orquestra sinfónica.

É assim que em 19 de Setembro de 1948, na II Festa da Família Pejão, os alunos das Escolas de Música, entretanto criadas para formar músicos para a Banda, apresentam-se pela primeira vez neste evento. Os alunos executaram um programa dirigido pelo Director Artístico, Capitão Lourenço Alves Ribeiro (Maestro da Banda Nacional Republicana) e pelos professores da Escola de Música da Banda, Alberto da Costa Santos, Alberto Ribeiro Gomes e Tertuliano de Moura Monteiro.

Com o encerramento das Minas do Pejão criou-se, em 1995, a Associação Cultural do Couto Mineiro do Pejão, que mantém viva e muito activa a Banda de Música dos Mineiros do Pejão levando a música a diversas localidades onde tem efectuado festividades ou concertos (Fabero Dei Bierzo- Espanha, Vila Pouca de Aguiar e Gouveia, actuando Brilhantemente nos auditórios locais, em Montluel-França e ainda nas localidades de Vila do Conde, Amadora, Trota, Fafe, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Santo Tirso, Espinho, Gondomar, Paços de Ferreira, Penafiel, Castelo de Paiva e outras).

Reconhecido que foi o seu mérito no ensino da música, realização de concertos, festividades e outras iniciativas de carácter cultural, adquiriu a qualidade de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, conforme declaração n° 39/2001. 11 Série D.R. n° 27, de 1 de Fevereiro, sendo-lhe entregue diploma assinado por Sua Excelência o Sr. Primeiro-ministro.

A banda dispõe, actualmente, de cerca de 60 elementos soba regência de Francisco Manuel Sousa Moreira, oriundo das nossas escolas e Banda.


Contactos:

Presidente - Mário Faisca

Tel: 933192842

www.bandopejao.com

Email:  bandadopejao@hotmail.com

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados