Desporto

Casa do Povo da Raiva

“CASA DO POVO DA RAIVA” é “pessoa colectiva de utilidade pública, de base associativa…”, localizada em Oliveira do Arda, onde tem a sua sede, pertencente à União de freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.
A primeira Direcção era formada pelos Senhores: Luís de Meireles Moreira Aranha, António Virgílio da Rocha e Melo, Manuel Nogueira Anacleto, Alfredo Vieira Guedes de Almeida, Alcino Pereira da Costa.
De então para cá, muitos mais directores contribuíram para o crescimento desta colectividade mas será de salientar o Senhor Almerindo Augusto Duarte que durante 39 anos esteve à frente dos destinos da Casa do Povo da Raiva, como Presidente de Direcção, nomeadamente de 21 de Fevereiro de 1965 a 10 de Janeiro de 2004.
Atualmente o presidente da direção é Prof. Ferreira Soares.

A primeira preocupação destes directores foi estender a toda a população, sobretudo agricultores e senhoras, das freguesias de Pedorido e Raiva, os benefícios da, então, Previdência (actualmente Segurança Social).
As Casas do Povo passam a ter uma acção ainda mais determinante junto aos trabalhadores rurais após a publicação, em 30 de Setembro, do Decreto 445/70, que estabelece a reestruturação orgânica das Casas do Povo e a regulamentação dos fundos de previdência, dessas Casas do Povo, para a realização do regime especial de previdência dos trabalhadores rurais.
Mas com o decorrer dos anos, com as alterações do sistema social e político começam as transformações. Em Setembro de 1980, com a publicação do Decreto-Lei 392-80, é aprovado o Estatuto da Junta Central das Casas do Povo que passam a tutelar as Casas do Povo. Em Janeiro de 1982 o Decreto-Lei 4/82 reestrutura as Casas do Povo, tornando a Casa do Povo da Raiva (entre outras Casas do Povo) pessoas colectivas de utilidade pública, de base associativa, constituídas por tempo indeterminado, com o objectivo de promover o bem estar das populações abrangidas, o que permitia à Casa do Povo ter também por finalidade desenvolver actividades de carácter social e cultural.
Ao longo do tempo esta instituição procurou responder às necessidades dos seus sócios. Sempre esteve aberta às suas iniciativas e cooperou em todas as actividades que eles protagonizaram: atletismo, folclore, futebol, teatro, cinema.
A nivel Desportivo, a Casa do Povo da Raiva destaca-se atuamente pela sua secção de Columbófilia, pela organização de torneios de Sueca, dominó, jogos tradicionais, entre outros para a população deste lugar, e tambem pela sua secção de pesca desportiva.
Actualmente, no edifício da Casa do Povo, ainda funciona um Sub-Balcão da Segurança Social de Aveiro. Nesta secção os contribuintes e beneficiários podem obter todo o tipo de informações e satisfazer todas as necessidades relacionadas com a Segurança Social.