Centro de Cultura e Desporto de Real

Emancipado do Real Atlético Clube (RAC), e segundo normas do INATEL, surgiu o CCD como colectividade de âmbito Recreativo, cultural e Desportivo com áreas diferentes do RAC distribuídas por:
Campeonatos Distritais, regionais e Nacionais de Pesca de águas doces (RIO);
Jogos tradicionais portugueses; programas de OTL´s de CD e LD, vigilância florestal.
Campeonato Distrital de Futsal na Federação de Futebol Amador de Penafiel (FFACP).
A pesca detém o maior número de troféus e menções honrosas atribuídas salientando-se diversos títulos de campeões e vice - campeões Distritais e Nacionais de Pesca de rio promovidos pela fundação INATEL.
Dos nossos pescadores e dos seus ensinamentos, criamos novos pescadores com projecção nacional e internacional e que militam em outros clubes com relevância de Pedro Cardoso, Pedro Miguel, entre outros.
Queremos implementar a Escola de Pesca no Seixo. O CCD Real sempre quis (e até á data foram os únicos) homenagear e recordar dois HOMENS que serviram com respeito e dignidade as Terras do Paiva. Nas Provas de Pesca realizadas pelo CCD Real foram disputados e atribuídos os Troféus Prof. Joaquim Quintas e Manuel Afonso da Silva (Afonso da Gráfica). Desportivamente reluz e ressalta a equipa de Futsal feminino que desde 2010 está a disputar, com dignidade, o campeonato distrital de Futsal feminino da F.F.A.C Penafiel.
Oriundas do concelho esta é com muito espírito de sacrifício que estas mulheres orientam os seus diversos afazeres profissionais e familiares de forma a praticar um desporto de que gostam vislumbrando-se este ano uma hipotética subida ao escalão principal.
Sem excepção e Sem nomes agradecemos a todos que ajudaram a fundar e engrandecer esta associação.