Ambiente

Pertencente à família Ericaceae do género Arbutus, o medronheiro (Arbutus unedo) é um arbusto ou pequena árvore, que cresce normalmente até aos 5m podendo, em todo o caso, ir desde os 1,5m até a uns impressionantes 12m. A copa é arredondada e bastante espessa, com um tronco (em geral) acastanhado, muito fendilhado, com uma casca gretada e escamosa.

As folhas são persistentes, com formato elíptico ou lanceolado, com 5 a 10cm de comprimento, com rebordo serrado e lustrosas, verdes escuras na página superior e mais claras na inferior.

As flores, de cor branca com gradações verdes ou rosa, florescem desde Outubro a Fevereiro, acompanhando a maturação final e queda dos frutos do ano anterior.

Sendo a característica mais conhecida e distintiva dos medronheiros, os frutos (medronhos) são globosos e verrugosos, podendo ser encontrados na árvore desde Abril em diante.

Nessa altura do ano são ainda verdes mas já com a sua forma característica. Com o Verão, adquirem cor amarela e vão gradualmente ficando vermelhos, cor inconfundível que têm de Outubro a Dezembro. (Sá, 2010) (Pedro, 1994) (Árvores e Arbustos de Portugal)

 

mais notícias
Contadores Inteligentes de EletricidadeGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados