Município



Seja Bem-Vindo!

Este é o nosso concelho, que mulheres e homens, familiares nossos mais longínquos ou mais próximos, construíram ao longo da sua história secular, com arrojo e verdadeiro heroísmo, desbravando terras, rompendo caminhos, navegando os rios, explorando o subsolo, erguendo pedra sobre pedra o património que desfrutamos. Mulheres e homens que nos legaram valores, que criaram e transmitiram saber, que ultrapassaram dificuldades com unidade e determinação, que foram exemplo de esperança e de dignidade humana.

A todos eles dedico a minha gratidão e respeito, que estendo também às mulheres e homens de agora, que aqui, da mesma forma abnegada e digna de louvor, ajudam a construir a comunidade paivense que hoje somos.

Saúdo os nossos emigrantes, filhos desta terra e os que deles descendem, que partiram para França, Alemanha, Brasil, e tantos outros lugares do Mundo, levando consigo apenas esperança, ousadia e coragem, e que se tornaram no exemplo de perseverança e de sucesso que queremos seguir.

Saúdo também os tantos e tantos paivenses que aqui nasceram, mas que vivem hoje espalhados por todos os cantos de Portugal, na busca da realização dos seus ideais, na procura de um projecto ou de melhores condições de vida, e que muito têm contribuído para o desenvolvimento socioeconómico das terras que os acolheram.

A todos exorto a que não esqueçam esta sua terra, a que contribuam, por qualquer forma, para o sucesso do seu concelho, e a que se esforcem por transmitir aos seus filhos e netos o testemunho das suas origens, o orgulho de terem nascido em Castelo de Paiva.

Neste período de dificuldades saibamos seguir os seus exemplos, enfrentando, com ânimo, arte e esperança, os obstáculos e contrariedades que nos esperam, numa vontade forte de construir um Futuro cada vez melhor e mais digno.

Mas as dificuldades não serão de todo uma barreira intransponível ao trabalho que queremos desenvolver. Poderão ser ultrapassadas com ideias criativas e inovadoras, comportáveis pelo orçamento municipal. Contornar as dificuldades, com habilidade e inteligência, será a alternativa à falta de meios com que nos vamos debater.

Contamos com a solidariedade dos paivenses, em geral, para, com imaginação, empenho, talento e muito trabalho, levar de vencida os obstáculos e as dificuldades que se esperam, e implementar o projecto que foi sufragado e que servirá todos e particularmente o concelho.

Para isso, esperamos da Assembleia Municipal, das Juntas de Freguesia e dos autarcas em geral, uma participação activa e responsável, imprescindível na acção de ultrapassar as sérias dificuldades em que o Município nos foi deixado. As circunstâncias exigem que ponham a defesa dos superiores interesses do concelho acima de tudo.
Acreditamos convictamente nas potencialidades de Castelo de Paiva, na sua capacidade empreendedora e solidária, num objectivo de futuro baseado em princípios de sustentabilidade, que permita às gerações vindouras aqui encontrar condições de vida saudável e de desenvolvimento.

Para este desafio contaremos também com as forças vivas do concelho, com todas as instituições, IPSS, associações culturais, recreativas e desportivas, com os movimentos e instituições religiosas, nomeadamente com a igreja católica, com as escolas, com os empresários, comerciantes, agricultores e profissionais liberais, com todos os que de forma directa e indirecta desenvolvem a sua acção neste concelho.

 

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados