EDM faz Ponto de Situação Sobre Focos de Combustão

Realizou-se hoje de manhã, nas instalações da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, uma reunião com a EDM- Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDRN e a Protecção Civil com o objectivo de efectuar um “ Ponto de Situação “ sobre trabalhos de mobilização e extinção que estão a ser realizados nos focos de combustão nas escombreiras das antigas Minas de Carvão do Pejão-Germunde, em Castelo de Paiva, decorrente do incêndio de Outubro do ano passado.

seg 17 dez, Actualidade

Nesta reunião, onde marcou presença o presidente da autarquia Gonçalo Rocha e o vice-presidente António Rodrigues, foram debatidos os trabalhos já realizados, e em curso, que permitiram assegurar a extinção de três dos quatro focos de combustão inicialmente identificados, e foram apresentados os constrangimentos encontrados na mobilização e extinção do foco de combustão A3 e respectivas soluções já implementadas, além de medidas para minimizar os incómodos para a população envolvente, em particular ao nível da qualidade do ar.

A complexidade dos trabalhos de mobilização e extinção do foco A3, associada à localização e à imprevisibilidade inerente às características dos materiais depositados na escombreira, que apresentam elevados teores em carvão, resultou na necessidade de prolongar os trabalhos previsivelmente por mais quatro meses.

Durante este período, ficou garantido nesta reunião, que continuará a ser assegurada a monitorização permanente da qualidade do ar, cujos resultados são transmitidos à entidade competente, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e às Autoridades de Saúde.