Fernando Perpétua apresentou livro sobre Sá Carneiro

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, marcou presença na recente cerimónia de apresentação do livro "Francisco Sá Carneiro - Um católico na política", do paivense Fernando Perpétua, numa cerimónia que foi presidida pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, e que contou com mais de 400 convidados no auditório da Misericórdia do Porto.


qua 30 nov, Actualidade

O edil paivense apresentou felicitações ao autor e evidenciou a importância e o significado deste momento, referindo o orgulho de ver um paivense debruçar-se sobre o percurso biográfico, os detalhes da vida politica de uma figura incontornável da democracia portuguesa. 
O nome do volume é o mesmo da dissertação final do Mestrado Integrado em Teologia concluído pelo autor, durante este ano, na Universidade Católica Portuguesa (Porto), enquanto «ensaio de Teologia Moral Social Narrativa» ou ainda, « um olhar atento de Francisco Sá Carneiro, procurando encontrar, na sua cronologia, factos relevantes e dados concretos que respondam a essa questão », lê-se na sinopse do volume publicado pela Alêtheia Editores
O texto de apresentação destaca que « a robustez das convicções de Francisco Sá Carneiro, patente nas suas opções políticas, permanentemente determinadas pela centralidade que atribui à pessoa humana e à defesa da sua inviolável dignidade, confere à relação entre pensamento e acção uma coerência radical».
Na introdução à tese, Fernando Perpétua considera que Sá Carneiro, nascido no Porto em 1934 e morto em Camarate, Loures, a 4 de Dezembro de 1980, na sequência do despenhamento do avião em que viajava, em direcção à cidade de nascimento, foi «defensor da liberdade, o adversário das ditaduras, o adepto da democracia, o deputado corajoso, o líder carismático, o governante firme, o Primeiro-Ministro estadista». 
Na cerimonia de apresentação usaram da palavra o Provedor da Misericórdia do Porto, Dr. António Teixeira, e o Professor Jorge Teixeira da Cunha, da Universidade Católica Portuguesa, o mostrando-se o autor bastante sensibilizado com tantas felicitações e demonstrações de carinho e de encorajamento, destacando-se a presença de muitos paivenses.

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados