Couto Mineiro já tem ETAR

A aposta da CM de Castelo de Paiva na área do saneamento básico continua a ser assumida como uma prioridade, e depois de concluída a transferência da passagem da conduta da ponte centenária em Pedorido, para a ponte nova sobre o Rio Arda, foi possível, a partir de hoje, alargar este serviço a várias localidades da Raiva, nomeadamente a núcleos urbanos mais populosos desta zona do Couto Mineiro do Pejão, como Estação, Oliveira do Arda, Alveda, Fontaínhas, Cruzeiro e Serra de S. Domingos.

ter 6 nov, Ambiente

Através da SIMDOURO, há breve um ano que entrou em funcionamento a ETAR de Pedorido, uma estrutura fundamental para a melhorar o ambiente e qualidade de vida da população paivense, nomeadamente do Couto Mineiro do Pejão, servindo na primeira fase, os lugares de Além do Ribeiro, Eirado e Picão, mais tarde concretizado o alargamento à zona da Póvoa, e mais recentemente, efectivada a passagem da conduta na ponte nova sobre o Rio Arda, à zona urbana de Oliveira do Arda e a outros lugares do território da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

Recorde-se que, no domínio do saneamento em Castelo de Paiva, foi previsto um investimento de cerca 2.9 milhões de euros, contemplando a instalação de 2 quilómetros de interceptores, a construção de 2 estações elevatórias e de 3 Estações de Tratamento. Estas infra-estruturas permitem recolher os efluentes da rede “em baixa” já existente, abrangendo principalmente, as freguesias de Fornos, Pedorido, Raiva, Santa Maria de Sardoura, São Martinho de Sardoura e Sobrado.

As ETAR's de Fornos, de Pedorido e de S.ta Maria de Sardoura estão dotadas com tecnologia actualizada e eficiente, possibilitando a recolha e tratamento dos esgotos de cerca de 10 000 habitantes através de soluções tecnologicamente avançadas e sustentadas, permitindo contribuir para a preservação ambiental e melhoria significativa da água do Rio Douro, e proporcionar às gerações actuais e futuras uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

A ETAR de Pedorido, que está em funcionamento desde Abril do ano passado, está preparada para beneficiar mais de 1000 habitantes na zona do Couto Mineiro do Pejão, apresentando um tratamento biológico por lamas activadas em regime de arejamento prolongado e representando um custo a rondar os 300.000 euros.

A entrada em funcionamento desta infra-estrutura permitiu tratar as águas residuais e, consequentemente, melhorar a qualidade das águas do Rio Douro e de vida da população local, sendo que estes investimentos foram co-financiados pela União Europeia, através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do QREN.

Sublinhando a importância destes melhoramentos, o Vice - Presidente da edilidade, Antonio Rodrigues, comentou o interesse para as populações deste alargamento do serviço, hoje concretizado, e realçou que o saneamento continuará a ser uma prioridade para a autarquia, que vai manter a intenção de investir nesta área da intervenção municipal, assegurando melhor qualidade de vida, garantindo melhor saúde pública e um ambiente menos poluído e mais saudável.