Levantamento das variedades hortofrutícolas tradicionais da região do Tâmega e Sousa

A CIM do Tâmega e Sousa está a fazer um levantamento das variedades hortofrutícolas tradicionais da região.
Se é produtor de hortícolas e/ou árvores de fruto tradicionais, colabore connosco!

ter 14 ago, Comunicações

No território do Tâmega e Sousa são ainda cultivadas variedades hortofrutícolas tradicionais, que, em alguns casos, são apenas do conhecimento dos seus proprietários, existindo, por isso, o risco de no curto prazo poderem desaparecer.

No sentido de as preservar, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que integra os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, vai desenvolver uma ação de identificação e levantamento das variedades hortofrutícolas tradicionais existentes na região.

Pretende-se, assim, conhecer e garantir a conservação das variedades hortofrutícolas tradicionais, contribuindo para a sua sustentabilidade.

Até 31 de agosto: abertura das inscrições para os produtores de hortícolas e/ou árvores de fruto tradicionais, para que estes possam manifestar o seu interesse em receber uma visita técnica para identificação de variedades tradicionais;

As inscrições podem ser efetuadas através de formulário eletrónico, acessível nesta ligação, de e-mail (geral@cimtamegaesousa.pt) ou pelo telefone (968 385 206 ou 255 718 340).

De 01 a 30 de setembro: visitas aos locais por parte de uma equipa especializada para identificação e caracterização das variedades.