Fins-de-semana Gastronómicos

Pelo décimo ano consecutivo, o município de Castelo de Paiva associou-se à Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e vai reeditar entre 16 e 18 de Fevereiro, mais um fim-de-semana gastronómico, voltando este ano a ser dedicado a um dos pratos mais tradicionais e característicos desta região: o Arroz de Lampreia e como sobremesa, as saborosas Rabanadas à moda de Paiva, apetecíveis iguarias que vão estar em destaque nos seis restaurantes aderentes à iniciativa.

ter 23 jan, Cultura e Lazer

Desde o jantar desta Sexta Feira, até ao almoço de Domingo, dia 18, a edilidade paivense propõe o convite para vir partilhar connosco uma saborosa experiência gastronómica preparada propositadamente para si, o delicioso Arroz de Lampreia e as típicas rabanadas como sobremesa, um manjar acompanhado pelos melhor vinhos verdes da Sub Região de Paiva.

Assim, neste fim-de-semana, a melhor opção é pôr de lado “tachos e panelas” e visitar um dos restaurantes aderentes ao evento “Fins-de-semana Gastronómicos”, que nesses dias torna mais apetecível o afamado Arroz de Lampreia condimentando com a oferta de um copo de vinho da região na degustação desta especialidade da cozinha regional.

A adesão à iniciativa contribui para consolidar o produto “Gastronomia e Vinhos” como uma realidade do concelho de Castelo de Paiva, sendo a lista dos restaurantes aderentes e respetiva ementa distribuída por todo o país, conseguindo-se assim uma boa promoção do concelho e da gastronomia paivense, cujo modo de confeção lhe confere características muito próprias.

E porque não é de perder esta oportunidade de degustar sabores tradicionais, fica a saber quais os restaurantes aderentes a esta iniciativa gastronómica: A Casa do Zé - 255 689 929, Churrasqueira Ideal - 255 699345, Esplanada Jardim do Arda - 255 762 618, O Cantinho - 255 762 196, O Malhadoura – 255 699 927 e o Pinhal – 255 688306.

Paula Melo, vereadora do Turismo da CM de Castelo de Paiva, realça a importância da iniciativa dedicada à gastronomia paivense e em particular a este prato de referência da cozinha local, uma iguaria que, a par de outros petiscos, atrai muitos apreciadores ao sector da restauração do concelho, lembrando também que, no segundo fim de semana de Março, a edilidade local vai promover no Cais de Boure, junto ao Rio Douro, o Festival da Lampreia, destacando que se pretende que a iniciativa possa ganhar potencial e ser uma referência em termos turísticos, aproveitando o facto da lampreia continuar a ser uma iguaria apetecível, com forte tradição no concelho e que motivará a visita de muitos apreciadores ao território.

Como prato sazonal, a lampreia será o atractivo desta jornada gastronómica e a autarca paivense manifestou o desejo de novo sucesso para esta décima edição do Fim-de-Semana Gastronómico, esperando que seja um evento concorrido e que possa potenciar mais visitantes para Castelo de Paiva, atraídos pela riqueza da cozinha regional, pelos excelentes vinhos verdes e pela variedade da doçaria local, referindo que, através da gastronomia é possível sentir as tradições, evidenciar o saber e a arte de bem receber das gentes de Castelo de Paiva.

E Castelo de Paiva tem tradição na cozinha regional. Transmitidos de geração em geração, os seus aromas e paladares únicos foram sendo apurados ao longo do tempo, embora preservando a base tradicional que confere aos produtos locais características muito próprias e apreciadas pelos mais exigentes palatos.

Da lampreia ao sável, do arroz de cabidela ao cabrito ao anho assado com arroz de forno, das pataniscas à vitela assada, passando pelo dourado das rabanadas ao apetecido Pão de Ló, são diversas as iguarias que nesta terra fazem as delícias dos apreciadores e cativam visitantes.

Obrigatório mesmo é acompanhar estes pratos com o afamado Vinho Verde Tinto de Paiva, um dos melhores da região e várias vezes premiado em concursos nacionais, uma oportunidade de comprovar a qualidade e a frescura dos vinhos verdes da Sub-Região do Paiva, um produto único no mundo, onde o verde tinto merece natural destaque, para além dos espumantes de vinho verde de qualidade, já produzidos no concelho.

Para lhe dar as boas vindas, os restaurantes aderentes recebem-no com um copo de verde de Paiva, e as unidades de alojamento oferecem um desconto especial de 20 % nas noites de sexta-feira e de sábado, nomeadamente a Casa Olival da Vinha - 255 148 618, Hotel Rural Casa de S. Pedro*** - 255 689 468, Quinta de Curvite - 255 688 686, Flower Residence – 255 160 065, Casa do Vilas – 916 275 867, Quinta do Gildinho – 917 345 389 e Rio Moments – 962 343 498.

Aproveite e prolongue a sua estadia a preços convidativos e usufrua de uma oferta diversificada: dê um passeio pelo concelho, venha sentir o Rio Paiva e os desportos de águas bravas, conhecer a Ilha dos Amores e deslumbre-se com a panorâmica dos miradouros de S. Domingos, S. Gens, Santo Adrião ou Catapeixe, ou fique pelo Largo do Conde e visite as exposições patentes no CICL/Edifício da Cadeia, com entrada gratuita.

mais notícias
Contadores Inteligentes de EletricidadeGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioPiscinaContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados