Idosos e Reformados de Castelo de Paiva Estiveram na Senhora da Lapa e S. Pedro do Sul

Iniciativa municipal foi um êxito e abrangeu mais de 2000 pessoas

 Presidente Gonçalo Rocha realçou jornada de convívio e de alegria

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, concretizou nos últimos dias de Agosto, a realização do habitual “Passeio dos Idosos”, uma iniciativa de grande sucesso, que continua a despertar sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local, contemplando este ano mais de 2000 pessoas, oriundas de todas as freguesias do município, potenciando um convívio em grande e três jornadas inesquecíveis que muitos guardam na memória e fizeram questão de realçar.

ter 2 set, Cultura e Lazer

O passeio deste ano teve como destino o Santuário de Sr.ª da Lapa, no concelho de Sernancelhe, no distrito de Viseu, para um momento de recolhimento e reflexão, bem como o Parque Termal de S. Pedro do Sul, um espaço atractivo e acolhedor que potenciou um animado convívio da família sénior paivense. As três jornadas realizadas foram um sucesso e contabilizaram mais um êxito nesta confraternização da família paivense, numa organização municipal que obriga a um forte empenhamento e exige responsabilidade e cooperação de todos.

Depois de um pequena paragem no parque da feira em Castro Daire, o almoço de confraternização teve lugar num dos parques do Santuário da Senhora da Lapa, local de culto de grande devoção, que em tempos mais recuados chegou a ser, a exemplo de Santiago de Compostela, dos mais conhecidos e emblemáticos da Península Ibérica, onde os Seniores Paivenses tiveram a possibilidade de visitar este local de peregrinação com mais de 500 anos de história, pleno de originalidade, uma aldeia com centro histórico formada pela acção dos jesuítas sob a égide da Universidade de Coimbra e toda uma atractiva zona envolvente, onde de destacam a célebre Gruta da Capela da Lapa, o Pelourinho, o Miradouro da Sr.ª da Piedade, a Nascente do Rio Vouga e a Fonte dos Clérigos.

No regresso a casa, a paragem da tarde foi agendada para o Parque da Zona Termal de S. Pedro do Sul , num local idílico de grande beleza e atractividade, junto ás margens do Vouga, onde para além do lanche, os participantes voltaram a ter um agradável momento de convívio e animação musical, para evidenciar a alegria desta grande jornada de confraternização da família paivense.

Recorde-se que  “Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar à população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sociocultural e de ocupação dos tempos livres, sendo que o  “Passeio dos Idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesias, que se realiza desde o inicio dos anos noventa, e ao  longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.

Na perspectiva do presidente da CM, Gonçalo Rocha, que sempre destacou a importância desta iniciativa, depois do sucesso alcançado nas últimas edições, o “ Passeio Convívio Sénior /2014 ” visa continuar a estimular a vida activa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), e fortalecer a sua auto-estima e, acima de tudo, deve ser uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da nossa população, que espera carinho de todos nós e reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento da nossa terra.

IDOSOS DE CASTELO DE CASTELO DE PAIVA VAO TER DESCONTOS NAS TERMAS DE S. PEDRO DO SUL

Nas suas intervenções nos convívio de S. Pedro do Sul, o edil paivense Gonçalo Rocha prometeu não baixar os braços e continuar a trabalhar para o engrandecimento do município, deixando uma saudação a todos os participantes e, ao mesmo tempo, uma mensagem de esperança e de carinho, nestes tempos de crise acentuada, evidenciando a necessidade de se conjugar esforços e de todos darem as mãos, unidos em torno do objectivo comum, que é continuar a fazer de Castelo de Paiva um concelho mais próspero e prestigiado, onde todos se sintam bem e onde haja alegria e motivação para viver, se possível cada vez com melhor qualidade de vida.

Fazendo um balanço muito positivo, o presidente da CM de Castelo de Paiva manifestou a satisfação de todos ver reunidos num salutar ambiente de confraternização, nesta acção de grande alcance social que merece continuidade, realçando que, para além do grande encontro da família paivense, esta jornada de animação colectiva e convivência popular é, para muitos idosos, a oportunidade única de sair de casa, conviver com outras gentes e conhecer outras terras, sendo por isso, um justo prémio a todos os que trabalharam em prol do progresso e prestigio do concelho.
 
Numa das jornadas, Victor Figueiredo, presidente da CM de S. Pedro do Sul fez questão de estar ao lado de Gonçalo Rocha, dos Vereadores António Rodrigues e José Manuel Carvalho, e do presidente da AM, Gouveia Coelho, na saudação aos idosos e manifestou a alegria de receber no seu concelho esta iniciativa da CM de Castelo de Paiva, anunciando mesmo para breve, a assinatura com a edilidade paivense de uma parceria que vai permitir aos residentes de Castelo de Paiva a possibilidade de frequentar as Termas de S. Pedro do Sul com um desconto de 20% em todos os tratamentos, um gesto bastante aplaudido por todos os participantes neste convívio anual.
              
Conforme o planeamento da autarquia paivense, os passeios foram programados para os dias 22 ( S. Martinho – Sardoura e Real ) , 27 ( Fornos - Sobrado- Bairros ) e 29 de Agosto ( Raiva - Pedorido e Paraiso ), num total de 44 autocarros, contemplando os idosos de todas as seis freguesias do concelho, ultrapassando mais de 2000 presenças neste evento.

Como habitualmente, esta jornada de convívio dos idosos de Castelo de Paiva, teve colaboração das Juntas de Freguesia, com animação musical assegurada pela própria CM de Castelo de Paiva e também com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que nesta iniciativa de convívio  da família paivense, evidenciou-se a empenhada colaboração da Reitoria do Santuário da Sr.ª da Lapa e das CM de Castro Daire e de S. Pedro do Sul,  para além da colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, que voltaram a realizar um excelente trabalho nas três jornadas de convívio.

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados