Castelo de Paiva em Movimento em Grande

Traduziu-se num rotundo sucesso, a grande jornada desportiva que, no passado Sábado, trouxe ao município paivense centenas de atletas, que participaram num evento abrangente, de grandeza nacional e englobando diversas modalidades e direccionado a diversos públicos, contemplando o Triatlo, Duatlo, BTT e Trail, em percursos e trilhos que potenciaram o contacto com a natureza e paisagens deslumbrantes no território municipal, sendo a zona ribeirinha do Choupal, em Pedorido, o ponto de partida para as diversas provas, que culminaram com uma grande festa no Largo do Conde, ao final da tarde.


qua 18 mai, Desporto

O evento CASTELO DE PAIVA EM MOVIMENTO apresentou-se como um projecto de cariz social, cujo principal objectivo, através do incentivo à prática desportiva, era sensibilizar para a problemática da obesidade, principalmente na juventude, sendo este um projecto que terá desenvolvimento ao longo do ano.
O 7º Triatlo foi disputado em BTT, sendo pontuável para o Circuito Regional de Norte de Triatlo, destacando-se como vencedor Tiago Maia, do SL Benfica, enquanto Paulo Ferreira, da EDV - Viana e Carlos Sousa completaram o pódio nos Masculinos Absolutos, sendo que Emanuel Matos, do Varzim Sport Clube dominou na categoria dos veteranos e Joana Cunha triunfou nos Seniores Femininos, sendo que no Campeonato Regional Individual o vencedor individual Norte foi Paulo Ferreira, do EDV Viana.
O 1º Duatlo Encostas de S. Domingos, foi uma prova de promoção disputada também em BTT, cujo vencedor foi João Silva, do Clube Fluvial Vilacondense, sendo Filipe Tavares, do Intercaima bike, o segundo classificado e no terceiro posto Hélder Azevedo, como individual, enquanto no sector feminino dominou Elisabete Boas, do Clube Fluvial Vilacondense, ao mesmo tempo que na classe de estafetas a vitoria foi para a dupla Nuno Almeida / José Tavares, atletas do Intercaima bike.
Já na prova do 1º Duatlo Jovem Ponte Centenária de Pedorido, que integrou o Circuito Regional Norte Jovem, nos benjamins/ femininos a vitoria sorriu a Maria Manuel, da AA S. Mamede, enquanto nos masculinos o triunfo foi para Duarte Nunes, Clube dos Galitos, e nos Infantis Femininos venceu Érica Duarte e nos Masculinos, Fernando Moreira, ambos individuais.
Na competição do 1º BTT Mina do Fôjo, uma prova aberta e que foi realizada individualmente entre Pedorido e Sobrado, o vencedor masculino foi Ricardo Madureira, enquanto Alberto Paiva e Paulo Ferreira, completaram o pódio, sendo que no sector feminino Carla Vieira dominou em Castelo de Paiva.
Por ultimo, a prova do 1º Trail Running do Mineiro, apresentada como uma espécie de Corrida de Montanha com uma extensão de 22.600 metros, num trajecto que teve inicio em Pedorido e passou por Raiva, Paraíso, Real, terminando no Largo do Conde, em Sobrado, com a vitória do paivense Nuno Faria, em representação da CJ Clark, seguindo-se Pedro Rocha e José Ribeiro, encerrando o pódio, sendo que na categoria feminina o triunfo pertenceu à paivense Susana Sousa, da CJ Clark e o segundo para Soraia Sousa, da mesma equipa.
Evidenciando grande satisfação pela realização desta jornada desportiva no território municipal, o autarca local Gonçalo Rocha, felicitou os promotores do evento, referindo que, esta prova de sucesso mostrou o potencial que o concelho apresenta em matéria de aptidão desportiva, mostrando-se disponível para que a autarquia possa continuar a colaborar noutras realizações desta grandeza, atraindo mais gente ao concelho e dando a conhecer as potencialidades paisagísticas de uma terra de encanto que sabe receber bem.
Rui Gomes, da organização do evento, fez um balanço bastante positivo da iniciativa, que se traduziu num rotundo êxito, enaltecendo o trabalho da equipa que, no terreno, coordenou todas as provas, ao mesmo tempo que agradeceu o apoio da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia e de todos parceiros que colaboraram nesta realização desportiva, prometendo outras edições em futuro próximo. 
Esta iniciativa desportiva, que cativou centenas de participantes e despertou o interesse da população ao longo dos percursos percorridos, teve focalizada na juventude em idade escolar, e em articulação com os diversos parceiros, Juntas de freguesias, Câmara Municipal, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Castelo de Paiva, entre outras entidades, sendo concebida com o intuito de contribuir para a inversão dos indicadores do obesidade como um sério problema de saúde pública, principalmente no seio da juventude.
Recorde-se que o TRIATLO DE CASTELO DE PAIVA surgiu no ano de 2005, cabendo agora a organização desta edição ao Centro Sol Nascente, através do seu gabinete de desporto cultura e juventude, que assumiu a liderança desta jornada desportiva.

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados