Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar

Na reunião, para além do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, e da vereadora Paula Melo, marcaram presença Telmo Pinto, Secretário Geral da CIM do Tâmega e Sousa, bem como as técnicas Olga Melo e Lucília Rebelo, assim como Emília Silva, directora do agrupamento do Couto Mineiro do Pejão e António Teixeira, sub- director Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva.

sex 20 jul, Educação

Nesta apresentação ficou a saber-se, que o abandono escolar assume uma grande relevância no que à educação diz respeito, visto condicionar a aquisição e desenvolvimento de competências e conhecimentos, limitando as oportunidades futuras dos jovens (empregabilidade, rendimentos, auto-estima, etc.). Acarreta também consequências para a sociedade, nomeadamente no que se refere à coesão social, criminalidade, desenvolvimento económico, mobilidade social, entre outras.

Segundo o estudo, o abandono escolar precoce está intrinsecamente relacionado com o insucesso escolar e as reduzidas qualificações da população do Tâmega e Sousa (33,6% da população completou apenas o 1.º ciclo de escolaridade e 12,4% não completou nenhum nível de escolaridade) e, desta forma, é essencial desenvolver estratégias que possibilitem a redução e, se possível, cessação do abandono escolar, de modo a que todas as crianças e jovens frequentem a escola. Pretende-se, assim, que as crianças e jovens tenham uma formação integral que lhes possibilite adquirir um conjunto de competências académicas, sociais e relacionais, que os preparem convenientemente para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade.

Refere este plano integrado, agora apresentado, que é necessário atentar na evolução do abandono escolar no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário no Tâmega e Sousa, para procurar perceber qual a tendência face ao abandono escolar (de crescimento, manutenção ou decrescimento).

Assim, é possível verificar que, desde o ano lectivo 2013/2014 até 2015/2016, os Municípios de Celorico de Basto e Cinfães apresentam uma taxa de abandono escolar de 0%. É de realçar também que os Municípios de Amarante, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende apresentam 0% de abandono escolar em 2015/2016, sendo de destacar a redução muito relevante do abandono em Resende. O Município de Baião, apesar de ter reduzido o seu abandono escolar de 2014/2015 para 2015/2016, ainda apresenta uma taxa de 0,11%. Castelo de Paiva é o município do Tâmega e Sousa que apresenta maior taxa de abandono escolar (0,91%), mas as taxas apresentadas por Paços de Ferreira (0,63%), Felgueiras (0,53%) e Lousada (0,43%) também se revelam preocupantes.

Desta forma, no território do Tâmega e Sousa a taxa de abandono escolar tem vindo a aumentar desde 2013/2014, sendo que do ano lectivo 2014/2015 para 2015/2016 se verificou um aumento muito significativo nesta taxa.

O presidente Gonçalo Rocha evidenciou a sua satisfação pelo facto da CIM do Tâmega e Sousa avançar agora com este Plano Integrado, lembrando a importância de se trabalhar em conjunto para reduzir ao máximo o insucesso escolar na região, frisando o interesse de estabelecer compromissos para se alcançar melhores níveis no desenvolvimento escolar no concelho, potenciando a igualdade no acesso à educação e formação, para que, no futuro, se possa construir também, uma sociedade à medida dos mais responsáveis e capazes, ajudando a consolidar uma terra e um país onde haja oportunidades para todos e se possa afirmar pela positiva.