VII Mostra de Actividades de S. Martinho

Numa organização do Rancho Folclórico de S. Martinho, em parceria com a Junta de Freguesia local, voltou a ser um rotundo sucesso a VII Mostra de Actividades de S. Martinho, promovida no passado fim de semana, e que voltou a ter lugar no amplo espaço localizado junto à sede daquela colectividade, contabilizando quatro dezenas de expositores locais, tendo o presidente Gonçalo Rocha, marcado presença nesta edição e enaltecido a iniciativa, considerando-a uma boa aposta na afirmação da freguesia e na divulgação das suas potencialidades aos mais diversos níveis.

ter 23 mai, Exposições

A abertura do certame, este ano numa noite mais amena, coincidiu com a cerimonia de entrega de certificados aos expositores presentes, registando-se a presença do autarca local Agostinho Monteiro e outros membros da autarquia local e dos responsáveis do Executivo Municipal, presidido por Gonçalo Rocha, para além do presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, do presidente do Rancho Folclórico, João Moreira, e do Reverendo Fernando Sérgio, todos eles felicitando os promotores e a realização deste evento, que continua a evidenciar um notório crescimento e a atrair cada vez mais visitantes.
O presidente Gonçalo Rocha, na sua intervenção, voltou a enaltecer a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia, ao mesmo tempo que, realçou a oportunidade e a importância de se evidenciar aquilo que a freguesia tem de bom, esperando que a próxima edição do evento seja ainda mais melhorada, tenha mais dinâmica participativa e possa ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia.
Insistindo na ideia de que é preciso congregar forças no sentido da afirmação e da qualidade, o edil paivense referiu também que é, com acções deste nível, que se potenciam oportunidades de negócio e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, realçando depois, a pujança empresarial que a freguesia de S. Martinho apresenta ao nivel da actividade artesanal dos cobres artisticos, um sector em franco crescimento, com bom índice de empregabilidade, e que representa já um referencial importante na economia do concelho e no volume de exportações anual.
Elogiando o trabalho realizado pela organização, a vontade e a coragem dos expositores presentes, mostrando-se satisfeito que esta Mostra de Actividades de S. Martinho tenha voltado a registar um bom nível de adesão, Gonçalo Rocha referiu-se depois a projectos que estão previstos para a freguesia e não deixou de evidenciar o excelente trabalho que está a ser feito pela Junta de Freguesia, destacando a concretização de obras de proximidade, o funcionamento do Centro Cívico e outras iniciativas e melhoramentos realizados em prol da população local, assim como Rancho Folclórico de S. Martinho que continua a apresentar uma dinâmica notável, assumimdo-se como uma referência bastante positiva na cultura paivense.
O autarca falou depois dos vinhos de qualidade e de excelência de Castelo de Paiva, destacando em matéria de promoção e divulgação, as diversas acções que têm sido realizadas, procurando afirmar este sector de actividade como uma mais valia na economia local, contribuindo para uma nova dinâmica empresarial no sector agrícola, numa tipologia de certames que servem para projectar o que o concelho tem de melhor ao nível dos produtos rurais, do artesanato, dos produtos endógenos, perspectivando a força e a capacidade empreendedora da população paivense que, mesmo em tempos difíceis, não deixa de lutar com denodo e de evidenciar a vontade em vencer, mostrando uma imagem bem positiva da nossa terra.
Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e ao artesanato, registou-se neste certame, a exposição de maquinaria agrícola, e habitual participação das associações e colectividades locais, com destaque para o Centro Cívico “ Viver S. Martinho “, bem como de empresários, agricultores, e outros expositores que se dedicam à apicultura e ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional.
Durante a noite de Sábado registou-se a actuação do Agrupamento Musical Sound+ Show e uma actividade de observação de satélites, para além de outras iniciativas relacionadas com a promoção dos expositores presentes, procurando valorizar ainda mais este certame que voltou a registar boa adesão de visitantes.
No dia de Domingo, o evento prosseguiu com a abertura das tasquinhas e a animação não faltou durante esta Mostra de Actividades em S. Martinho, desde logo com uma jornada de Jogos Tradicionais pela manhã, e durante a tarde a participação do Grupo Musical Karisma, concretizando-se o desfile e actuação do Rancho Folclórico de S. Martinho, destacando-se também a presença de um Grupo de Cavaquinhos de Vila Nova de Gaia e a continuação do bailarico com o Grupo Karisma até à hora do encerramento, sendo que a iniciativa, para além da Junta de Freguesia de S. Martinho, contou também com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.