Castelo de Paiva contabilizou sucesso com as festas grandes de S. João

Com um tempo excelente por toda a região, este foi um S. João fantástico e a merecer distinção…num ambiente de alegria e folguedo, a edilidade de Castelo de Paiva contabilizou um enorme sucesso com as Festas de S. João 2016, manifestação popular que ontem terminou em grande, num momento único de saudável convivialidade e que fez o povo sair à rua durante quatro dias, para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho.


seg 27 jun, Festas e Romarias

Por terras de Paiva, a tradição ainda se mantém e a população paivense preparou-se a preceito, uma vez mais, para comemorar com muita animação, as Festas de S. João, uma iniciativa que desde 1998, constitui um interessante “ atractivo “ e prelúdio para a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, a realizar já no próximo fim de semana, um certame de dimensão nacional e reconhecida qualidade, orientado para a valorização da produção vitícola do concelho e para a consagração do melhor e mais conhecido produto agrícola de Castelo de Paiva.
Voltando a registar uma fortíssima adesão popular, as Festas São Joaninas superaram as expectativas dos responsáveis municipais e voltaram a atrair milhares de visitantes, todos em busca da diversão, da animação musical, das marchas populares, da gastronomia local e do bom vinho verde e da sardinha assada, que em terras de Paiva é oferecida à população em dia de feriado municipal.
Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não faltaram os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso e diferente proposto pela edilidade paivense, presidida por Gonçalo Rocha, que cativou e entusiasmou a população local e os visitantes.
Concerto de João Pedro Pais cativou visitantes
A música popular, as bandas de música, os grupos musicais do concelho, as marchas populares apresentadas em três escalões, foram participações que estiveram asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribuiu gratuitamente à população, no final da tarde do Feriado Municipal, ao mesmo tempo que os mais afoitos, sem medo do sol abrasador que se fez sentir nestes dias , não se fizeram rogados a um pezinho de dança ao som Agrupamento Musical Trio Difusão, na Praça da Independência.
Depois do Desfile das Marchas Séniores no centro da vila, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva no âmbito do projecto MICAS, com a participação de mais de 350 utentes e funcionários de 12 instituições de solidariedade social ( Centro Social de Real, Santa Casa da Misericordia de Arouca, APPACDM de Sabariz, Centro Social de Sardoura, Centrum F de Fornos, Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, ARPIP de Pedorido, Santa Casa da Misericórdia de Arouca, Centro Social de Souselo – Cinfães e Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva ) as festas, promovidas pela Câmara Municipal, continuaram na manhã de quinta feira, com muita animação, realizando-se com grande entusiasmo e adesão, as Marchas Populares Infantis, no Largo do Conde, evoluindo pela zona central da vila mais de 1500 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho.
Os festejos de S. João prosseguiram com animação musical, e na véspera de Feriado Municipal, a noite orientou para a folia e folguedo, e as Marchas Populares voltaram a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as fantásticas representações de Gração, Fonte, Frutuária e Vale da Rua, as quatro marchas que tiveram oportunidade de evoluir na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense, apresentando-se de novo no cenário da escadaria da Igreja Matriz, um regresso muito aclamado.
Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que continuam a consagrar o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há quase cinco décadas.
Pela noite dentro, depois do desfile das Marchas Populares, e porque o momento potenciava a folia e a diversão, foi brutal o concerto de João Pedro Pais que arrastou milhares de fãs até Castelo de Paiva, seguindo-se a “DJ’s Party” até às tantas da madrugada, não sem antes ser realizado um vistoso espectáculo pirotécnico, com mais de meia – hora de duração.
Animação constante e uma grande sardinhada para toda a população
Em dia de Feriado Municipal, destacou-se o sempre apreciado concerto musical, realizado durante a tarde e este ano protagonizado pela Banda dos Mineiros do Pejão, seguindo-se às 16 horas, uma actuação do grupo Trio Difusão, realizando-se depois a habitual Festa da Sardinha Assada, distribuída gratuitamente a toda a população e centenas de visitantes que neste dia festivo rumaram até terras de Paiva, terminando o programa deste dia com um excelente espectáculo de música de baile e popular portuguesa com o Agrupamento Musical Banda Lusa.
No Sábado, dia 25, a vila voltou a registar uma enchente com a actuação do “ renovado “ Agrupamento Musical “ Os Lotus “, e a partir da meia noite, a festa contemplou um concerto da banda Sexy&Color, enquanto que, na tarde de ontem, o programa das festas de S. João contemplou mais uma edição da Feira Agrícola no Largo do Conde e, em jeito de encerramento, uma tarde de animado bailarico com a actuação do Agrupamento Musical Maré Alta com musica de baile pela tarde fora.
Em época de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva ainda é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo e a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, com o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha a fazer um balanço bastante positivo destes quatro dias de festejos, realçando a boa adesão e a animação constante, deixando desde já o convite para que todos voltem a Castelo de Paiva já no próximo fim de semana, para a grande jornada festiva que será a 19ª edição da Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, um certame de grandeza nacional, que a população muito acarinha e que é o orgulho do município de Castelo de Paiva

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados