S. João 2018

Castelo de Paiva já começa a viver um ambiente festivo, como a chegada dos Santos Populares. As grandiosas Festas de S. João começam bem cedo na próxima quarta feira, com a realização das Marchas dos Idosos, representativas de todas as IPSS localizadas no concelho, e apresenta um programa bem atractivo para o espaço do Largo do Conde, bem no “coração” da urbe paivense, naquele que será o início de três dias de grande animação e folguedo.

sex 15 jun, Festas e Romarias

Esta iniciativa festiva, da responsabilidade da autarquia paivense, é um evento que arrasta milhares de visitantes ao concelho, sendo que as Festas de S. João, este ano com a presença dos DAMA como “cabeça de cartaz”, são o verdadeiro “prelúdio” para o grande momento que será a Feira do Vinho Verde, uma aposta ganha da Câmara Municipal e cuja 21ª edição tem lugar já nos últimos dias do mês e no primeiro Domingo de Julho.

Por terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões à solta, de loucura e de folguedo, num ambiente único e de convivialidade que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal.

Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, dos bailaricos, das marchas populares, dos concertos musicais, e do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.

Um programa excelente no S. João com maior tradição na região

Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não vão faltar os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso que vai privilegiar os próximos dias 22,23 e 24 de Junho.

A música popular, as bandas de música, os grupos musicais e as marchas populares são participações que estão asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “comes e bebes”, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribui gratuitamente à população, no final da tarde de 24 de Junho.

As festas, promovidas pela Câmara Municipal, depois de realizadas as Marchas dos Idosos com os utentes das IPSS, na tarde do dia 21, no espaço do Parque das Tilias, em Sobrado, começam com muita animação na manhã do dia 22, realizando-se com grande entusiasmo e adesão, as Marchas Populares Infantis, no Largo do Conde, integrando cerca de 1000 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho, sendo que, a noite será preenchida com a actuação do Grupo Musical Sound + Show às 22 horas e depois, um espectáculo com o Agrupamento Musical “ Os Lotus “.

Os festejos de S. João prosseguem com animação musical, mas na véspera de Feriado Municipal, a noite orienta para folia e as Marchas Populares voltam a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Fonte, Frutuária e Vale da Rua, as quatro marchas que vão evoluir na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense, que as acolhe sempre com grande entusiasmo e carinho.

Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há quase cinco décadas.

Pela noite dentro, depois do desfile das Marchas Populares, e porque o momento continua a potenciar a folia e a diversão, está agendado um concerto com o famoso grupo D.A.M.A, seguindo-se uma actuação de Ricardo Ramalho, não sem antes ser realizado um vistoso espectáculo pirotécnico.

No Domingo, dia 24, Feriado Municipal, a tarde será preenchida com a realização da Feira Agrícola no Largo do Conde, destacando-se o sempre apreciado concerto musical, este ano protagonizado pela Banda dos Mineiros do Pejão seguindo-se às 17 horas, a habitual Festa da Sardinha Assada, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes que, neste dia festivo, rumam até terras de Paiva, terminando o programa das festas com uma actuação do Duo HD.

Como sempre, em tempo de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo, sendo que a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, daí o convite do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, a sugerir dias de animação constante, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer as suas festas, a sua beleza e potencialidades turísticas que o concelho apresenta.

mais notícias
Contadores Inteligentes de EletricidadeGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados