CM de Castelo de Paiva apresentou projecto Tâmega e Sousa Empreendedor

· Dois espaços de atendimento disponibilizados para o território paivense

Tendo em vista o desenvolvimento económico e social da região e o cumprimento da sua missão, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), tem em curso a criação de uma Rede de Apoio à actividade económica da região e, conforme foi destacado na cerimonia de apresentação realizada esta semana em Castelo de Paiva, pretende-se agora potenciar a criação de novas ideias, negócios inovadores e promover o dinamismo empresarial, sempre com a perspectiva de valorização da região, apostando-se em três factores considerados essenciais: pessoas, inovação e capital.
No contexto deste projecto, que a autarquia paivense deu a conhecer no passado dia 4 de Fevereiro, numa sessão pública de apresentação muito participada, a CIM -Tâmega e Sousa, presidida pelo presidente Gonçalo Rocha, contará com a colaboração dos agentes do território, entre eles o Conselho Empresarial Tâmega e Sousa, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre outras entidades, esperando-se que possam surgir a partir de agora, boas ideias e projectos que se traduzam em rotundo sucesso e ajudem a alavancar a economia local e a dinamizar as perspectivas de empregabilidade.

sex 6 fev, Informação Oficial

Cada vez mais consolidada, a Rede de Apoio Empresarial contará em breve com a abertura de diversos balcões que, espalhados por toda a região, acolherão quem procure esclarecer dúvidas ou necessite de qualquer tipo de apoio para desenvolver a sua actividade empresarial ou concretizar novas ideias de negócio, sendo que, em Castelo de Paiva, já a partir do próximo dia 19, será disponibilizado um balcão de atendimento que ficará localizado no átrio da Câmara Municipal e outro nas instalações da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva.
Nesta apresentação, onde foram intervenientes, Gonçalo Rocha, edil de Castelo de Paiva e presidente da CIM do Tâmega e Sousa, Alírio Costa, secretário executivo da CIM, Carlos Sorte, do Instituto Superior Tecnológico de Felgueiras e Anderson Galvão, da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, ficamos a saber que o projecto " Tâmega e Sousa Empreendedor " inclui várias iniciativas que importa evidenciar, nomeadamente :
1. A criação do Espaço do Empreendedor: para estar mais próximo da comunidade, através das Associações Empresariais e/ou Câmaras Municipais, dando apoio às ideias e aos projectos empresariais que venham a ser desenvolvidos na região. Em cada concelho está disponível um Espaço do Empreendedor.

2. A criação do Gabinete de Apoio ao Empreendedor: fornecendo apoio de acordo com as necessidades da região e de cada projecto em particular. Nomeadamente, análise da oportunidade de negócio, facilitação de contactos com agentes relevantes, pesquisa de mercado e elaboração de planos de negócio, oportunidades de financiamento/investimento, identificação de mentores, identificação de parceiros, apoio jurídico e gestão do projecto.

3. A oferta de formação em competências empreendedoras: através do desenvolvimento de programas que estimulem a inovação e o empreendedorismo.

4. Disponibilização de uma rede de mentores.

5. Espaços para incubação: através das incubadoras da região.

6. Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor: que pretende promover e incentivar ideias de negócio inovadoras/diferenciadoras na região.

Enquanto o presidente Gonçalo Rocha se referiu à importância e oportunidade deste projecto orientado para o empreendedorismo, destacando que deve ser entendido como um verdadeiro mecanismo de apoio às empresas, ajudando a alavancar a economia da região, Alírio Costa optou por fazer a apresentação da Rede de Apoio à actividade económica e empreendedorismo na zona do Tâmega e Sousa, abordando estratégias e planos de acção e fazendo um completo diagnóstico da região, sendo que Anderson Galvão orientou a sua intervenção para o Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor e Carlos Sorte deixava informação mais detalhada sobre o Portugal 2020 e os Incentivos às Empresas.
Entretanto, sabe-se que, outras iniciativas serão desenvolvidas, sendo as mesmas apresentadas à medida da sua concretização, podendo qualquer esclarecimento ou informação, também ser feito através de consulta aos seguintes “ sites “ :