Apresentação do Livro

A convite do Pelouro da Cultura da edilidade paivense, o escritor penafidelense Alberto Santos, vai apresentar na próxima sexta feira, às 21 horas, nas instalações do Centro de Interpretação da Cultura Local/Edifício da Cadeia, em Castelo de Paiva, a sua ultima obra literária “ Para lá de Bagdad, “, numa sessão que contará com a participação especial de Daniel Deusdado, conhecido jornalista ligado ao domínio televisivo.

ter 13 set, Turismo


Apaixonado pelos livros e pela investigação histórica, Alberto S. Santos é comissário do prestigiado evento literário Escritaria, actual presidente do Conselho Científico da Rota do Românico e foi durante 12 anos presidente da Câmara Municipal de Penafiel, sendo que, nos últimos tempos tem-se dedicado à escrita, sendo este o seu quarto romance histórico. Esta é uma obra envolvente, orientada para um dos momentos mais intrigantes da história da Idade Média, que dá a conhecer os alicerces de uma civilização ainda hoje tão deslumbrante quanto desconhecida.
Alberto S. Santos é formado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e natural de Paço de Sousa, Penafiel, onde reside. Para lá de Bagdad é o seu quarto romance, seguindo-se aos bestsellers A Escrava de Córdova (2008), A Profecia de Istambul (2010) e O Segredo de Compostela (2013). O escritor participou também na coletânea de contos de autores lusófonos Roça Língua (2014).
João Pedro Marques, historiador e romancista, referiu recentemente que ler “ Para lá de Bagdad” é ir das ruas de Bagdad às estepes do Volga, viajar do centro do mundo sedentário até à orla das terras nómadas, e fazê-lo com a dose de aventura, exotismo e suspense a que os romances de Alberto S. Santos já nos habituaram..
Em jeito de sinopse, ficamos a saber que a 21 de Junho de 921, Ahmad ibn Fadlan, emissário do califa, parte de Bagdad para uma arriscada missão na Bulgária do Volga, na Rússia actual. Para trás, deixa os mestres e companheiros da Casa da Sabedoria, que ergueram a época dourada do Islão. Os perigos que encontra ao longo do caminho levam Ahmad a alterar o rumo da viagem e a dirigir-se para as terras nórdicas do sol da meia-noite. Ao longo da jornada, vive um amor proibido com Zobaida, a bela escrava do tio, que o faz repensar toda a sua existência.
Por entre climas adversos, costumes bárbaros de povos não civilizados e inesperados jogos de poder, o emissário do califa descobre um desconcertante mundo novo. Ao mesmo tempo, em Bagdad, assiste-se ao início de uma nova era: os sábios são perseguidos e os livros queimados na praça.
Esta apresentação em Castelo de Paiva será pois, um momento único, para Alberto Santos falar da sua obra já editada, concretizar um resumo argumentativo deste novo livro que, na esteira dos livros anteriores, será certamente um sucesso literário, que motiva o autor a ir mais além e não diminuir o entusiasmo de apresentar novos romances históricos de grande qualidade literária.

Video:

https://www.youtube.com/watch?v=OAD3o18Gq0o#action=share

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados