Montanhas Mágicas Promove Rondas Participativas

A ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural e Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, vai realizar, nos próximos dias 4, 5 e 6 de Dezembro, a iniciativa “ Rondas de Reuniões/Debates Temáticos “, no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável, com vista a delinear um conjunto de acções a desenvolver, no âmbito do Turismo, em todo o território denominado Montanhas Mágicas.

seg 3 dez, Turismo

A participação de todos os agentes ligados ao sector turístico (empresários das áreas do alojamento, restauração, animação turística, agências de viagens, artesãos, produtores locais, e mesmo particulares com um papel importante e activo na área indicada) é da maior importância, pelo que convidamos todos os interessados a marcar presença e a enriquecer,, com as suas propostas, o plano de acção.

Conforme o quadro que se anexa, a ronda começa dia 4 nas instalações da Biblioteca Municipal de Arouca, seguindo-se no dia 5, novo debate temático no Balneário Rainha Dona Amélia, nas Termas de S. Pedro do Sul, e para finalizar, no dia 6 na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, onde o Rio Paiva, Eventos e Valorização dos Produtos Locais vão estar em debate, a partir das 10 horas.

Recorde-se que, as Montanhas Mágicas são certificadas como destino sustentável, sendo o conjunto de um vasto território no centro e norte de Portugal, entre os Rios Douro e Vouga, que se estende pelas Serras de Montemuro, Arestal, Freita e Arada, abrangendo 80 freguesias distribuídas por sete municípios, que fazem parte desta região encantada, Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

Ligado pela acção da ADRIMAG, este é um território de excepcionais valores naturais, que se assumiu como Montanhas Mágicas® para trabalhar juntos em prol de um desenvolvimento sustentável, tendo conseguido, em 2013, a certificação como destino turístico sustentável, com a assinatura da Carta Europeia de Turismo Sustentável.

As Montanhas Mágicas englobam quatro sítios da Rede Natura 2000 e um Geoparque da UNESCO, pautando-se pela oferta de um modelo turístico responsável e sustentável, focado no ecoturismo, no geoturismo e no turismo activo. A singularidade dos fenómenos geológicos que aqui ocorrem, a notável biodiversidade que alberga, e as particularidades da sua geomorfologia, fazem das Montanhas Mágicas um destino de excelência para a observação e interpretação da natureza e para a realização de inúmeras actividades de desporto e aventura, entre as quais se destacam o rafting, o kayaking, a canoagem, o canyoning, o pedestrianismo e o BTT.

Os interessados em participar nestas rondas/ debates temáticos, devem fazer uma pré-inscrição para o e-mail carminda@adrimag.com.pt ou turismo@cm-castelo-paiva.pt.

Dia

Temática do Debate