Avançam as obras de requalificação da zona envolvente ao Marmoiral da Boavista

A cerimónia está agendada para a próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, pelas 10h30.

ter 3 set, Urbanismo

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva anunciou hoje, dia 3 de setembro, a realização da cerimónia de apresentação do projeto e assinatura do “Contrato de Empreitada“ das obras de requalificação para a valorização dos espaços públicos da zona envolvente ao Marmoiral de Sobrado, monumento nacional integrado na Rota do Românico e localizado numa das entradas da urbe paivense.

A cerimónia vai contar com a presença do presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, e da diretora da Rota do Românico, Rosário Machado, entre outras entidades e autarcas locais.

Recorde-se que o Marmoiral da Boavista é um monumento isolado, de estrutura simples, composto por laje retangular no solo, decorada com espada e cruz inscrita em círculo, enquadrada por dois pilares rematados em estela discóide, onde se gravaram cruzes latinas, e uma segunda laje intradorso.

As interpretações mais aceites associam este monumento à memorialização da passagem do cortejo fúnebre da rainha Santa Mafalda, falecida em 1256 e solenemente transportada do Porto para o Mosteiro de Arouca. As características estilísticas patentes na sua decoração aceitam a inclusão nesse período, isto é, meados do século XIII.

Quinta da Boavista

Rua da Boavista (EN 224)