Avançam as obras de requalificação da zona envolvente ao Marmoiral da Boavista

A cerimónia está agendada para a próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, pelas 10h30.

ter 3 set, Urbanismo

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva anunciou hoje, dia 3 de setembro, a realização da cerimónia de apresentação do projeto e assinatura do “Contrato de Empreitada“ das obras de requalificação para a valorização dos espaços públicos da zona envolvente ao Marmoiral de Sobrado, monumento nacional integrado na Rota do Românico e localizado numa das entradas da urbe paivense.

A cerimónia vai contar com a presença do presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, e da diretora da Rota do Românico, Rosário Machado, entre outras entidades e autarcas locais.

Recorde-se que o Marmoiral da Boavista é um monumento isolado, de estrutura simples, composto por laje retangular no solo, decorada com espada e cruz inscrita em círculo, enquadrada por dois pilares rematados em estela discóide, onde se gravaram cruzes latinas, e uma segunda laje intradorso.

As interpretações mais aceites associam este monumento à memorialização da passagem do cortejo fúnebre da rainha Santa Mafalda, falecida em 1256 e solenemente transportada do Porto para o Mosteiro de Arouca. As características estilísticas patentes na sua decoração aceitam a inclusão nesse período, isto é, meados do século XIII.

Quinta da Boavista

Rua da Boavista (EN 224)
4550 Castelo de Paiva

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados