Requalificação da zona envolvente ao Marmoiral da Boavista

Avançam as obras de requalificação da zona envolvente ao Marmoiral da Boavista
Cerimónia de apresentação do projecto e assinatura do contrato
realiza-se na próxima sexta – feira em Castelo de Paiva

ter 3 set, Urbanismo

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva anunciou hoje, a realização da cerimónia de Apresentação do Projecto e Assinatura do “ Contrato de Empreitada “ das obras de  requalificação para a valorização dos espaços públicos da zona envolvente ao Marmoiral de Sobrado, monumento nacional integrado na Rota do Românico e localizado numa das entradas da urbe paivense.
A cerimónia, agendada para a próxima Sexta-Feira, dia 6 de Setembro, pelas 10h30, junto ao referido monumento, vai contar com a presença do presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, e da Directora da Rota do Românico, Rosário Machado, entre outras entidades e autarcas locais.
Recorde-se que o Marmoiral da Boavista é um monumento isolado, de estrutura simples, composto por laje rectangular no solo, decorada com espada e cruz inscrita em círculo, enquadrada por dois pilares rematados em estela discóide, onde se gravaram cruzes latinas, e uma segunda laje intradorso.
As interpretações mais aceites associam este monumento à memorialização da passagem do cortejo fúnebre da rainha Santa Mafalda, falecida em 1256 e solenemente transportada do Porto para o Mosteiro de Arouca. As características estilísticas patentes na sua decoração aceitam a inclusão nesse período, isto é, meados do século XIII.

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados