SIMDOURO assinou contrato de execução das ETAR`s de Pedorido e Sardoura

SIMDOURO ASSINOU CONTRATO DE EXECUÇÃO DAS ETAR’S DE PEDORIDO E SARDOURA

A aposta da CM de Castelo de Paiva na área do saneamento básico é assumida como uma grande prioridade e, através da SIMDOURO, soube-se agora que já foi assinado o contrato de execução para a execução das ETAR’s de Pedorido e de Sardoura, duas estruturas fundamentais para a melhorar o ambiente e qualidade de vida da população paivense.

sex 17 out, Urbanismo

No inicio de Setembro, a SIMDOURO S.A, empresa do Grupo Águas de Portugal, assinou o contrato para execução dasEstações de Tratamento de Águas Residuais de Pedorido e de Sardoura, adjudicadas ao Consórcio António Pimenta Construções Lda. / OMS - Tratamento de Águas, Lda. pelo valor de 372.579,50 euros e pelo prazo de 150 dias.

Nesta primeira fase, a ETAR de Pedorido terá capacidade para tratar as águas residuais de cerca de 1.000 habitantes da freguesia de Pedorido. A nova ETAR será dotada de nível de tratamento secundário e representará um investimento de 208.313,72 euros, sendo que a entrada em funcionamento desta infra-estrutura permitirá a desactivação de diversas fossas sépticas existentes na área de abrangência desta ETAR, conferindo um tratamento adequado aos efluentes, e potenciará o desenvolvimento de redes de drenagem neste subsistema.
Nesta freguesia esteve também em curso a empreitada do interceptor e estação elevatória de Pedorido, no valor de 156 mil euros, que permitirá conduzir os efluentes até à nova ETAR.
Relativamente à ETAR de Sardoura, terá numa primeira fase capacidade para tratar as águas residuais de cerca de 500 habitantes das freguesias de Santa Maria de Sardoura e São Martinho, permitindo a desactivação de várias fossas sépticas existentes na área de abrangência desta ETAR, sendo que a nova ETAR será dotada de nível de tratamento secundário e representará um investimento de 164.265,78 euros.
Entretanto, no município de Castelo de Paiva está já concluída a empreitada da ETAR de Fornos e a empreitada do interceptor e estação elevatória de Fornos, um investimento no valor de 2,35 milhões de euros.
As novas infra-estruturas, nomeadamente as ETAR's de Fornos, de Pedorido e de S.ta Maria de Sardoura são dotadas com tecnologia actualizada e eficiente, possibilitando a recolha e tratamento dos esgotos de cerca de 10 000 habitantes através de soluções tecnologicamente avançadas e sustentadas, permitindo contribuir para a preservação ambiental e melhoria significativa da água do Rio Douro, e proporcionar às gerações actuais e futuras uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.
O edil paivense Gonçalo Rocha, mostra-se satisfeito com esta decisão, evidenciando a forte aposta realizada em matéria de saneamento básico, e já veio a público congratular-se com o arranque desta obras importantes para o concelho, concretizadas em Sardoura e Pedorido, bem como a conclusão da ETAR de Fornos, estruturas que vão potencial um ambiente mais saudável e uma melhor qualidade de vida para a população paivense.