O que visitar

Numa visita ao longo do concelho não faltam motivos de interesse: por um lado as paisagens deslumbrantes que acompanham os rios Douro, Paiva, Arda e Sardoura (que banham o concelho), por outro todo um património arquitetónico de interesse, bem patente em casas senhoriais dos sécs. XVII e XVIII que contemplam o rio Douro, assim como alguns notáveis exemplos de Igrejas e Capelas, com talha dourada e imagens religiosas que cativam para uma visita mais demorada.

Motivo de orgulho para os paivenses é também o variado património histórico que o concelho alberga: da Idade Média, chegaram até aos nossos dias as sepulturas escavadas na rocha do Penedo de Vegide, conhecidas como Pia dos Mouros, além do Marmoiral de Sobrado, monumento associado à memorialização da passagem do cortejo fúnebre da Raínha Santa Mafalda (falecida em 1256 e solenemente transportada do Porto para o Mosteiro de Arouca) e que integra a Rota do Românico, não esquecendo o Pelourinho da Raiva (que atesta a antiga autonomia daquela freguesia). 

Do monte de S. Domingos, rodeado por profundos vales onde correm os rios Arda e Douro, é possível admirar uma paisagem deslumbrante, onde o verde cobre a montanha e lhe dá vida! O montanhismo, os passeios pedestres e o BTT são práticas habituais nos montes de Sto. Adrião, em Real, e S. Gens, em Sardoura.

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados