Educação

CRESC(L)ER


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva decidiu implementar um programa que visa melhorar as competências pré-leitoras das crianças. Este programa tem como base o projeto “A LER VAMOS…”, que permite trabalhar desde cedo diversas competências de literacia emergente, tais como, a linguagem oral, o processamento fonológico e as concetualizações sobre a linguagem escrita.
A autarquia pretende apostar numa intervenção de promoção, contrariando uma lógica remediativa e indo ao encontro das orientações curriculares para a educação pré-escolar. A intervenção precoce nas dificuldades que, por vezes existem, ao nível da leitura e da escrita torna-se um meio de promoção do sucesso escolar. Assim sendo, torna-.se importante a mobilização dos diversos agentes educativos com o objetivo de trabalhar competências pré-leitoras, facilitando a aquisição posterior da leitura e da escrita.
O projeto passou pela fase experimental no ano letivo anterior, e este ano letivo será dividido em duas fases, sendo que a 1ª fase decorrerá entre Outubro de 2016 e Janeiro de 2017 e irá abranger os seguintes Jardins de Infância: Ladroeira, Adro, Nojões, Fornos, Crava, Oliveira Reguengo, Pereire e Vila Verde. A 2ª fase terá início em Março de 2017 e terminará em Junho de 2017, serão contemplados os seguintes Jardins de Infância: S. Lourenço, S. Geão, Vista Alegre, Sá, Serradelo, Raiva, Oliveira do Arda e Póvoa.
O referido projeto está integrado na Divisão da Administração Geral – Gabinete de Ação Social e Educação, representado pelo Dr. André Pimenta, Drª Andreia Gomes e Drª Cristiana Ferreira. A equipa técnica é constituída por: Marlene Martins (Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde – coordenadora do projeto) e Cláudia Nunes (Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde).

 

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados