Ação Social

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva criou o PROJECTO SOL, um projeto de apoio aos mais idosos, que visa tomar medidas para minimizar as consequências da solidão destes cidadãos já “ sinalizados “ no território concelhio.

Nos dias de hoje, as famílias possuem menos disponibilidade para o acompanhamento do envelhecimento dos seus familiares, por diversos fatores que emergiram na nossa sociedade, o que contribui para o crescente número de idosos institucionalizados e outros que se encontram isoladamente em casa.

É importante que o idoso tenha uma velhice bem-sucedida, com acompanhamento psicológico, apoio social e ocupação dos tempos livres. Estas estratégias podem diminuir o isolamento social. Apesar de ser uma fase menos ativa do ciclo de vida, os idosos não têm que ficar inertes e sujeitar-se a um envelhecimento inconsciente e involuntário.

Neste contexto, é importante continuar a apoiar a terceira idade, devendo existir uma interação contínua com a família, para que permaneça no seu meio mais tempo, estimulando o idoso com reforços positivos para assim ultrapassar as barreiras que a terceira idade lhe apresenta, sendo que, só assim, se poderá atenuar este sentimento que tanto afeta os idosos da nossa sociedade.

O Projeto SOL consiste num trabalho de proximidade desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em conjunto com outras instituições sociais e oficiais, nomeadamente a Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva e a Guarda Nacional Republicana.

Este projeto incide numa aproximação ao idoso por parte da equipa referenciada. Esta ligação é contínua no tempo através da promoção de contactos periódicos, presenciais e telefónicos, e no envolvimento dos idosos em atividades lúdico-recreativas e culturais desenvolvidas no concelho e ao apoio na resolução de situações pontuais, situações que já foram registadas com sucesso.

Paralelamente, o facto de existir esta equipa no terreno contribui para o aumento de segurança, em virtude de os “amigos do alheio” poderem ficar mais reticentes relativamente a um possível ato.

Em suma, este Projeto visa proporcionar aos nossos idosos isolados, um elo de ligação à sociedade e, acima de tudo, alguns momentos de carinho e conforto.

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados