Festas de São João 2023 em Castelo de Paiva

Em Castelo de Paiva já se começa a sentir o ambiente festivo, com a chegada dos Santos Populares, e as grandiosas Festas de S. João deste ano vão arrancar na manhã do dia 23, com a realização das Marchas Infantis, e de tarde dos Séniores, representativas de todas as IPSS localizadas no concelho, e apresenta um programa bem atractivo para o espaço do Largo do Conde, bem no “coração” da urbe paivense, naquele que será o início de três dias de grande animação e folguedo.

seg 5 jun, Cultura e Lazer

Esta iniciativa festiva, da responsabilidade da autarquia paivense, é um evento que arrasta milhares de visitantes ao concelho, sendo que as Festas de S. João, este ano com a presença de Quim Barreiros como “cabeça de cartaz”, são o verdadeiro “prelúdio” para o grande momento que será a Feira do Vinho Verde, uma aposta ganha da Câmara Municipal e cuja 24ª edição tem lugar já no primeiro fim de semana de Julho.

Por terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões à solta, de loucura e de folguedo, num ambiente único e de convivialidade que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal.

Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, dos bailaricos, das marchas populares, dos concertos musicais, e do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.

Um programa excelente no S. João com maior tradição na região

Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não vão faltar os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso que vai privilegiar os próximos dias, de 23 a 25 de Junho.

A música popular, as bandas de música, os grupos musicais e as marchas populares são participações que estão asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “comes e bebes”, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribui gratuitamente à população, na tarde de 24 de Junho.

As festas, promovidas pela Câmara Municipal, depois de realizadas as Marchas Infantis, na manhã do dia 23, no espaço do Largo do Conde, em Sobrado, integrando cerca de 1000 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho, prosseguem durante a tarde com as Marchas dos Idosos, orientadas para os utentes das diversas IPSS do concelho, realizando-se sempre com grande entusiasmo e adesão, sendo que, a noite orienta para a folia e será preenchida com o desfile das Marchas Populares, que voltam a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Fonte, Frutuária e Vale da Rua, as quatro marchas que vão desfilar na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense, que as acolhe sempre com grande entusiasmo e carinho.

A animação da noite mais importante do S. João vai contemplar uma sessão de fogo de artifício e um grande concerto do consagrado artista minhoto Quim Barreiros, seguindo-se a actuação de DJ’s Residentes noite fora, em véspera de Feriado Municipal.

Concerto das Bandas de Música no Feriado Municipal

Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há quase cinco décadas.

Pela noite dentro, depois do desfile das Marchas Populares, e porque o momento continua a potenciar a folia e a diversão, está agendado um grande concerto com o consagrado artista Quim Barreiros, seguindo-se uma actuação de vários DJ’s, não sem antes ser realizado um vistoso espectáculo pirotécnico.

No Sábado, dia 24, Feriado Municipal, a tarde será preenchida com o sempre apreciado concerto musical com a filarmónicas locais, protagonizado pelas Banda dos Mineiros do Pejão e Banda Marcial de Bairros, que vão actuar alternadamente, seguindo-se às 16 horas, a habitual Festa da Sardinha Assada, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes que, neste dia festivo, rumam até terras de Paiva, com tempo para um bailarico popular com o Agrupamento Karisma, destacando-se este ano como grande novidade, a partir das 22h30, o grande concerto da Claudia Martins & Minhotos Marotos, com DJ’s residentes pela madrugada fora.

No Domingo, dia 25, as festas continuam, registando-se uma edição especial da Feira Agrícola no Largo do Conde, onde durante a tarde está prevista a actuação do Duo HD para um bailarico bem popular.

Como sempre, em tempo de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo, sendo que a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, daí o convite do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, a sugerir dias de animação constante, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer as suas festas, a sua beleza e potencialidades turísticas que o concelho apresenta.