Programa de Vacinação contra a Gripe

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai propor a reunião de câmara a assinatura um protocolo de colaboração com a Associação Nacional das Farmácias e a Farminveste – Investimentos, Participações e Gestão, S.A., que estabelece os termos e condições da execução do Programa de Vacinação contra a Gripe a utentes do SNS, que sejam residentes no Município, incluídos nos grupos prioritários definidos pela Direcção Geral de Saúde, para a época gripal de 2021/2022.

sex 29 out, Saúde

Como habitualmente, e ao abrigo do Programa Nacional de Vacinação, apresentado de forma gratuita, pelo Ministério da Saúde, Castelo de Paiva adere uma vez mais a esta campanha de vacinação contra a gripe. Com mais procura do que nos anos anteriores, pelo contexto trazido pela pandemia COVID-19, decidiu a autarquia paivense, reforçar a campanha e, através deste programa, garantir a vacinação gratuita nas farmácias comunitárias para os munícipes.O Município de Castelo de Paiva, conforme refere o seu presidente José Rocha, garante o seu apoio a este programa de vacinação para que, no contexto da pandemia em que vivemos, se possa ampliar os meios e recursos de protecção, em especial dos munícipes com idade mais avançada, e que desta forma, terão a administração da vacina gratuita.

Serão exclusivamente disponibilizadas vacinas aos munícipes que sejam utentes do SNS, incluídos nos grupos prioritários definidos pela Direcção Geral de Saúde, e que solicitem a realização do serviço de administração da vacina da gripe do contingente do SNS, nas farmácias aderentes e nas condições dos procedimentos estabelecidos entre as partes.

Os beneficiários deste programa de vacinação têm direito à livre escolha das farmácias abrangidas, sendo identificados pelo número de utente do SNS e a vacinação contra a gripe estará assim gratuitamente disponível, para grupos de risco (como diabéticos, cardíacos e asmáticos) nas farmácias.

A Vereadora do Pelouro da Saúde da Câmara Municipal, Liliana Vieira, sublinha o interesse deste protocolo, na medida que, “ é mais importante do que nunca, fazer chegar a vacinação a todos os grupos de risco e aos idosos, que são também os mais vulneráveis à COVID-19. Por outro lado, além de reforçar o sistema imunitário contra o vírus da gripe, irá reduzir os internamentos por infecções respiratórias associadas à gripe e diminuir a afluência das pessoas às instituições de saúde, libertando maior espaço e tempo para os doentes que ainda tenham problemas com a infecção da COVID-19 ”