AADOP promove workshop sobre Cancro da Próstata

A AADOP – Associação de Apoio a Doentes Oncológicos Paivenses vai promover, no próximo Sábado, dia 26, um workshop de esclarecimento sobre o Cancro da Próstata, com o objectivo de informar a população sobre esta doença oncológica, nomeadamente formas de prevenção e prevenção.

qui 24 nov, Ação Social

A sessão intitulada “ 10 perguntas, 10 respostas sobre o Cancro da Próstata “ vai ter lugar no espaço do Centro de Interpretação da Cultura Local, a partir das 14h30 e vai contar com a presença de profissionais de saúde do Serviço de Oncologia Médica do Hospital de Santo António, nomeadamente a investigadora Drª Ana Castro e o Dr. Fernando Gonçalves, assim como a investigadora do IPO Porto e da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Dr.ª Ana Luísa Teixeira, sendo coordenadora deste workshop a enfermeira Catarina Sousa, que todos os sábados de manhã presta serviço na sede da AADOP, para qualquer tipo de ajuda e esclarecimento relacionados com as doenças de foro oncológico.
Esta iniciativa, dirigida a toda a comunidade, tem entrada livre e conta com o da CM de Castelo de Paiva, do Centro Hospitalar do Porto, dos Serviços de Oncologia Médica /CHP, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do CADO – Centro de Apoio aos Doentes Oncológicos.
Entretanto, e aproveitando as comemorações do Dia Mundial do Combate ao Cancro da Próstata, que foi celebrado a 17 de Novembro, a AADOP propõe se desenvolver o projecto “ Energia Azul “, um movimento criado para que neste mês, a cor azul se possa alastrar nos locais e sítios mais emblemáticos, como forma de sensibilizar a população para esta temática, ajudando a estimular e consciencializar a para o controle do cancro da próstata.
Para a AADOP torna-se necessário estabelecer sinergias com Câmaras Municipais, Instituições, entidades, empresas e comunidade em geral, de modo a potenciar este movimento, reforçando por um lado, as parecerias já estabelecidas e protocoladas com os hospitais de Santo António e S. João no Porto e o IPO-Porto, mas também procurando novos parceiros, nesta luta contra o cancro que é de todos e para todos.
No final do workshop, o edil paivense Gonçalo Rocha, vai abrir a primeira iniciativa do movimento “ Energia Azul “ com a iluminação do edifício da Câmara Municipal.