Negociação com a EDM permitiu poupar mais de 37 mil euros

CM de Castelo de Paiva
paga e legaliza terrenos da Póvoa, em Pedorido

qua 25 set, Comunicações

Os terrenos denominados “ Póvoa II “, na freguesia de Pedorido, outrora alvo de um “ Contrato Promessa “ entre a  autarquia paivense e a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, foram finalmente pagos e legalizados pelo Executivo Municipal, liderado por Gonçalo Rocha, numa negociação que representou uma substancial poupança ao município de Castelo de Paiva de mais de 37 mil euros em relação ao valor da dívida em falta. A escritura, celebrada entre as duas entidades, foi celebrada na passada sexta – feira, perante a presença Notária Isabel Queirós de Lima.
Recorde-se que, em Junho de 2001, no final do primeiro mandato de Paulo Teixeira, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, representada pelo então Vereador Lino Pereira, celebrou um Contrato Promessa de Compra e Venda com a EDM ( antiga Empresa Carbonífera do Douro ) para a aquisição de dois prédios rústicos, um denominado Quintal Velho ( Póvoa II ) no valor de 169.591.28 euros ( onde está localizado o cemitério da Póvoa )e outro no lugar de Cotinhas – Pejão, na freguesia de S. Pedro do Paraíso, pelo valor de 4.987,98 euros, que foi pago na íntegra, no acto da celebração do contrato.
De acordo com o contrato celebrado, o valor relativo aos dois prédios, deveria ter sido liquidado até Agosto / Setembro de 2003, mas até essa data não foi completado o pagamento.
Quando o Executivo Camarário presidido por Gonçalo Rocha assumiu a gestão municipal verificava-se, ainda, um valor por liquidar de 79.687,45 euros, relativo aos terrenos da Póvoa II, na ocasião adquiridos para dinamizar habitação social, e nas várias negociações encetadas entre a edilidade paivense e a EDM foi possível garantir uma redução à dívida e ao valor total da aquisição, num total de 37.277,60 euros, pagando a Câmara Municipal à administração da EDM, representada pelo seu presidente Eng.º Carlos Caxaria, o valor remanescente de 42.409,85 euros, sendo que a compra deste terreno ficou pelo valor final de 137,301,66 euros, traduzindo-se numa substancial poupança ao Município de Castelo de Paiva, o que demonstra bem a gestão de credibilidade, confiança, responsável e rigorosa que o presidente Gonçalo Rocha tem evidenciado neste mandato, que agora termina com uma redução de 4 milhões de euros na dívida global do município.