Castelo de Paiva acolheu 22ª Volta a Portugal do Futuro

Presidente Gonçalo Rocha quer mais iniciativas desta envergadura

A 22ª edição da Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros, que esteve na estrada desde o dia 17 de Julho, terminou ontem na cidade da Maia e este ano contemplou uma tirada desde Castelo de Paiva até à região de Montalegre. Pela frente, o jovem pelotão de corredores da categoria Sub 23 enfrentou um percurso de 585,7 Km, divididos por quatro etapas, a começar em Águeda e a terminar na Maia. Numa aposta forte da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o município integrou o percurso desta importante prova velocipédica e teve o privilégio de receber a caravana em festa e dar inicio à 3ª etapa, na manha do passado Sábado, com destino a Montalegre ( Serra do Larouco ), numa distancia de 148,4 km.

ter 22 jul, Desporto

Num dia com alguma instabilidade climatérica, Ruben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira) terminou a etapa no alto da Serra do Larouco, em Montalegre, e alcançou a Camisola Amarela Liberty Seguros da Volta a Portugal do Futuro. Guerreiro contra-atacou nos dois últimos quilómetros e alcançou Hugo Vaz (Anicolor) que seguia na frente respondendo depois à pedalada do corredor de azul, o campeão nacional, Joaquim Silva (Anicolor). Mas a pouco menos de 100 metros do risco de meta Ruben Guerreiro, que acabou por controlar na derradeira etapa e vencer a prova à chegada à Maia, num derradeiro esforço sprintou mais forte e ficou sozinho nos 1527 metros da Serra do Larouco, segundo ponto mais alto de Portugal continental erguendo os braços para comemorar um triunfo planeado pela equipa desde que há três semanas reconheceram o local. Atrás de Joaquim Silva, segundo classificado, chegou o russo Alexey Rybalkin (Lokosphink) que reforçou o título de Rei da Montanha.

Recorda-se que, nas contas da classificação geral, após os 148,4 Km da terceira etapa iniciada em Castelo de Paiva, e após o anterior líder, Samuel Magalhães, companheiro de equipa de Ruben Guerreiro perder mais de oito minutos, Joaquim Silva (Anicolor) estava na segunda posição a 6 segundos e a Oscar Gonzalez (Supermercados Froiz) era terceiro a 34 segundos.

Ruben Guerreiro tem 20 anos, é natural do Pegões, este ano já venceu a Taça de Portugal na categoria Sub 23, e confirmou agora a sua superioridade na principal prova desta categoria que integrou várias equipas estrangeiras, o que permitiu dar outra visibilidade ao corredor. “É a nossa Volta!”, exclamou muito satisfeito, para quem o mais importante deste triunfo foi “o apoio constante do “chefe” [Manuel Correia] e dos colegas. No fim, chegar a este pódio e ver tanta gente a aplaudir-nos foi maravilhoso e muito gratificante!” Quanto ao futuro mais próximo, o jovem da (Liberty Seguros/Feira)  diz que vai descansar e ver a Volta a Portugal pela televisão e, quem sabe, um dia,  venha a fazer parte desse pelotão!”

Foi com enorme gosto e simpatia que o concelho de Castelo de Paiva acolheu um inicio de etapa da 22ª Volta a Portugal do Futuro em Bicicleta / Liberty Seguros, um evento desportivo de grande envergadura e que é um orgulho para a terra de Paiva, daí o meu motivo de satisfação e congratulação por parte do edil Gonçalo Rocha, por este território ter sido contemplado no percurso da prova, na medida em que, “ o ciclismo dá a conhecer o que é o Portugal profundo de uma forma isenta e justa, justificando-se por isso, a nossa vontade de participação, o nosso envolvimento e colaboração nesta jornada desportiva “.

Na véspera já os Cadetes tinham andando por terras de Paiva e a passagem da caravana pela vila paivense foi um excelente acontecimento que marcou este periodo de Verão, com muita gente a sair à rua para ver e apoiar os participantes numa das mais  importante prova do ciclismo nacional, com os paivenses a dar o seu contributo para que, a esta edição da Volta a Portugal do Futuro 2014, promovida pela prestigiada empresa PODIUM EVENTS S.A., onde pontifica a experiência do grande campeão Joaquim Gomes, voltasse a constituir um grande êxito desportivo e uma demonstração da vitalidade do ciclismo português.”

Destaca-se a paixão que nesta localidade existe pelo ciclismo, merecendo digno realce o grupo Pedais do Paiva, que tem conseguido atrair bastante jovens para a modalidade e para a vertente do BTT, pelo que o Executivo Municipal presidido por Gonçalo Rocha, saudou o director da prova, Joaquim Gomes e congratulou-se pela inclusão da vila no mapa desta importante prova velocipédica nacional, orientada para os Sub 23 e que teve a presença de equipas internacionais .

“ Acredito que a partida realizada desde a zona central de Castelo de Paiva ajudou a contribuir para a dinamização da vila, bem como potenciar uma ampla divulgação e valorização de todo o ambiente patrimonial e a envolvência histórica da nossa terra, conciliando outras actividades que a autarquia desenvolveu para tornar esta passagem por esta terra duriense, inesquecível e muito mais animada “, referiu a propósito o autarca de Castelo de Paiva que, em conversa com Joaquim Gomes, não rejeita a possibilidade de acolher outras iniciativas desta envergadura e grande visibilidade desportiva e impacto na comunicação social.

Recorde-se que a Castelo de Paiva já recebeu a passagem da Volta a Portugal em Bicicleta em diversos anos, mas nunca aqui tinha sido instalado o cenário de  um momento de partida ou chegada de uma prova deste interesse e prestigio, razão pela qual a Câmara Municipal felicitou a empresa PODIUM EVENTS S.A por proporcionar esta oportunidade e protagonismo para a terra, que a todos saudou e acolheu com grande carinho e hospitalidade.

Em anos anteriores, esta prova correu-se em Setembro, depois da Volta a Portugal em Bicicleta. Nesta época serve-lhe de aperitivo, com o atractivo extra de fazer parte do ranking Continental Sub 23 UCI. Ao todo estiveram a discutir cada ponto cerca de90 corredores de 12 equipas de diferentes nacionalidades. Entre as seis equipas portuguesas regista-se a estreia da Selecção do Algarve, comandada pelo Director Desportivo Vidal Fitas. Dentro do lote das formações estrangeiras chegam a Portugal quatro conjuntos vindos de Espanha, um da Bélgica e outro da Rússia.

A 22ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros teve o apoio das autarquias de Águeda, Oliveira do Bairro, Santa Maria da Feira, Arouca, Castelo de Paiva, Montalegre e Maia, sendo patrocinadores: Liberty Seguros, Banco Bic, RTP, Delta Cafés, Kia, Raposeira, Fundação INATEL, jornal A BOLA, Antena 1, Ciclismo a Fundo, Vitalis, KTM Bikes, Shimano, Dietsport, Pacto, Gráfica Simões & Gaspart, Instituto Geográfico de Portugal, Estradas de Portugal, Maia Cidade Europeia do Desporto.

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados