Inauguração da Loa do Cidadão de Castelo de Paiva

Acompanhado do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, o Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Engº Mário Campolargo, inaugurou ontem a Loja de Cidadão de Castelo de Paiva, um espaço de atendimento localizado no edifício do Palácio de Justiça, que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão.

Presentes estiveram autarcas, dirigentes associativos e várias entidades locais, bem como responsáveis distritais da Autoridade Tributária, Segurança Social, do IRN e da Agência para a Modernização Administrativa.

De referir que a Loja de Cidadão é um ponto de atendimento único e, neste espaço agora inaugurado em Castelo de Paiva, o cidadão tem acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público, existindo já mais de 70 espaços deste tipo no território nacional, numa rede em constante actualização.

Esta Loja do Cidadão, conforme destacou na sua intervenção o presidente José Rocha, aproxima a comunidade à administração pública e pretende facilitar a vida aos cidadãos, já que a população paivense tem agora ao seu dispor, num só local, os serviços da Autoridade Tributária, dos Registos e Notariado, da Segurança Social, Espaço Cidadão e Serviços Municipais.

Nesta Loja do Cidadão pode-se realizar vários serviços de entidades públicas diferentes. Num único balcão, pode renovar o Cartão de Cidadão, revalidar a Carta de Condução, marcar uma consulta no Centro de Saúde, activar a Chave Móvel Digital, entre outros. O Espaço Cidadão garante-lhe um ponto único para tratar dos seus assuntos de forma rápida e confortável, sem precisar de se deslocar a outros locais.

Este novo espaço dispõe de um total de 13 postos de atendimento e de 22 funcionários (em serviço atendimento directo e de back office) e visa combater assimetrias territoriais no atendimento público para todos os Paivenses, bem como para municípios vizinhos - como Arouca e Cinfães, tendo em conta que as Lojas de Cidadão mais próximas se encontram bastante distantes.

O Secretario de Estado enalteceu este investimento municipal, referindo a importância da transformação radical dos Serviços Públicos, sublinhando as políticas de proximidade e necessária simplificação da Administração Pública, potenciando neste caso um atendimento mais funcional e confortável.

Para Mário Campolargo, as Lojas do Cidadão devem ser um espaço de cidadania e sinal de proximidade, uma nova abordagem no atendimento, centrada no cidadão e nos seus interesses e necessidades, destacando depois, a evolução tecnológica, que permitiu redesenhar os serviços públicos, em função do digital e das suas vantagens, com tecnologia mais acessível.

O governante falou ainda, do sucesso das 70 lojas espalhadas pelo país, bem como da importância da Chave Móvel nos dias de hoje, potenciando tratar de assuntos à distância, até a partir de um telemóvel, recordando que, a exemplo dos anos 80, o reagrupamento dos serviços num único espaço só vem facilitar a vida à população.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, realçou a importância desta obra para o concelho, e fez uma referência inspiradora ao destacar a obrigatoriedade de “ olhar para o passado, viver o presente e projectar o futuro “, destacando o valor de uma obra de proximidade, que vai potenciar um atendimento mais digno a uma série de serviços da Administração Publica, beneficiando não só a população paivense, bem como os concelhos vizinhos de Arouca e Cinfães.

José Rocha sublinhou que este investimento representa uma nova centralidade, e agradeceu ao Governo, o contributo dado para a sua concretização, recordando o passo do Executivo Municipal anterior ao lançar esta obra necessária, não deixando de perder a oportunidade de, perante o governante, apelar mais uma vez, para outros investimentos necessários e urgentes para o concelho, em matéria de acessibilidades rodoviárias, como o IC 35 com ligação à A4, e a conclusão da Variante à EN 222 até ao nó de Canedo da A32, obras consideradas essenciais para o progresso e desenvolvimento do município.

O horário de funcionamento da Loja de Cidadão de Castelo de Paiva é das 9h00 às 16h00, de forma ininterrupta.

sex 15 dez, Actualidade