Para além do Encontro de Cantares das Janeiras que todos os anos se realiza, por iniciativa municipal, várias são as escolas e jardins de infância, e outras instituições de Castelo de Paiva que se deslocam aos Paços do Concelho para cumprirem a tradição de Cantar os Reis ao Executivo Municipal.
De coroa na cabeça, as crianças do Centro Social Paroquial de Sobrado foram ontem recebidas pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cardoso, e pelos restantes elementos do Executivo Municipal, no edifício dos Paços do Concelho, para cantar as Janeiras.
Durante a visita, os pequenos reis encantaram os presentes com quadras alusivas à época, num momento de alegria e de valorização das nossas bonitas tradições.
Já dias antes, e como tem sido habitual, tinham estado nas instalações municipais a Cantar as Janeiras, os utentes do Centro de Actividades e Capitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia, também recebidos pelo presidente Ricardo Cardoso, outros elementos do Executivo Municipal e funcionários da autarquia.
Todos são sempre recebidos de braços abertos pelo presidente, vereadores e funcionários que se deliciam com a alegria e o entusiasmo evidenciado pelas crianças neste momento festivo. Quase sempre, de coroa na cabeça e sob a orientação de professores e auxiliares das escolas, os alunos lá vão entoando melodias e músicas alusivas à quadra dos Reis, para regozijo dos presentes que aplaudem e agradecem este gesto lindo e secular, mantendo esta tradição de Cantar os Reis, que continua tão enraizada no concelho de Castelo de Paiva.
O edil paivense mostrou-se honrado com a visita e congratulou-se com estas iniciativas, mostrando-se satisfeito com estas presenças, procurando perpetuar a época em que se cantam os reis ou as janeiras nas terras do interior, realçando o espírito de solidariedade que sempre existia entre todos no seio da comunidade.