Freguesia S. Martinho promove V Mostra de Actividades de S. Martinho

Voltou a ser um sucesso a V Mostra de Actividades de S. Martinho, uma organização da Associação Cultural e Recreativa local, promovida no passado fim de semana, em parceria com a Junta de Freguesia, que voltou a ter lugar no amplo espaço localizado junto à sede do Rancho Folclórico de S. Martinho, contabilizando três centenas de expositores locais.

ter 19 mai, Exposições

A abertura do certame, no inicio da tarde de sábado, coincidiu com a cerimonia de entrega de certificados aos expositores presentes, registando-se a presença do autarca local Agostinho Monteiro e outros membros da autarquia local e dos responsáveis do Executivo Municipal, presidido por Gonçalo Rocha, para além do presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho e do Reverendo Padre Fernando Sérgio, todos felicitando os promotores e a realização deste evento, que continua a evidenciar um notório crescimento.
O presidente Gonçalo Rocha, na sua intervenção, voltou a enaltecer a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia, ao mesmo tempo que, realçou a oportunidade e a importância de se evidenciar aquilo que a freguesia tem de bom, esperando que a próxima edição do evento seja ainda mais melhorada, tenha mais dinâmica participativa e possa ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia.
Insistindo na ideia de que é preciso congregar forças no sentido da afirmação e da qualidade, o edil paivense referiu também que é, com acções deste nível, que se potenciam oportunidades de negócio e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, elogiando o trabalho realizado pela organização, a vontade e a coragem dos expositores presentes, mostrando-se satisfeito que esta Mostra de Actividades de S. Martinho tenha voltado a registar um bom nível de adesão.
Gonçalo Rocha não deixou de evidenciar o trabalho que está a ser feito no sentido de projectar a Sub Região de Paiva e os vinhos de qualidade e de excelência de Castelo de Paiva, destacando em matéria de promoção e divulgação, as diversas acções que têm sido realizadas, procurando afirmar este sector de actividade como uma mais valia na economia local, contribuindo para uma nova dinâmica empresarial no sector agrícola, numa tipologia de certames que servem para projectar o que o concelho tem de melhor ao nível dos produtos rurais e do artesanato, perspectivar a força e a capacidade empreendedora da população paivense que, mesmo em tempos difíceis, não deixa de lutar com denodo e de evidenciar a vontade em vencer, mostrando uma imagem bem positiva da nossa terra, deixando depois, o exemplo da realização da emblemática Feira do Vinho Verde no inicio de Julho, e da Feira Internacional de Vinhos Verdes no Luxemburgo, que este ano, será alargada à participação de todos os municipios da região do Tamega e Sousa.
Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e ao artesanato, registou-se neste certame, a exposição de maquinaria agrícola, e habitual participação das associações e colectividades locais, bem como de empresários, agricultores, e outros expositores que se dedicam à apicultura e ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional.
A animação musical não faltou durante esta Mostra de Actividades em S. Martinho, tendo sido assegurada pelo Rancho Folclórico da entidade organizadora, onde se destaca a sua Escola de Musica Tradicional Popular e o seu Grupo Instrumental, destacando-se também o bailarico no Sábado à noite com o Sound +Show e a participação do “entertainer” Ricardo Ramalho na animação da tarde de Domingo, sendo que esta iniciativa, para além da Junta de Freguesia de S. Martinho, voltou a contar com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.