Regina Gouveia apresentou livro sobre ciência

A escritora Regina Gouveia apresentou ontem em Castelo de Paiva, num périplo por diversas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, o seu livro "Ciência para meninos em poemas pequeninos", numa iniciativa que motivou o entusiasmo das crianças e que contou com a presença do Vereador da Cultura da edilidade paivense, José Manuel Carvalho.

sex 20 mar, Educação

Na escola de Casal da Renda, na freguesia de Paraíso, o autarca agradeceu a presença da autora em Castelo de Paiva e a sua disponibilidade para participar nessa acção orientada para as crianças do ensino básico, partilhando com elas o saber e a motivação que esteve na origem deste livro infantil e realçou o interesse e a oportunidade desta acção junto da comunidade escolar, na perspectiva de que os alunos ganham sempre novos conhecimentos e vivem experiências fantásticas que motivam e enriquecem o processo educativo.
A autora, representada pela Porto Editora, esteve também nas Escolas do Ensino Básico de Serradelo, na Raiva, e na Nº 1 de Sobrado, onde alunos e professores ficaram agradados com a sua apresentação, orientada para o seu livro de ciência em poemas para os mais pequenos, que apela ao sentido da descoberta, despertando-lhes a criatividade, sendo por isso um livro muito apreciado pelas crianças e que continua a ter grande sucesso.
Regina Gouveia nasceu em Outubro de 1945, no Brasil onde viveu até aos dois anos de idade. Passou a sua infância e adolescência no Nordeste Transmontano (Portugal) de onde tem raízes pelo lado paterno. Licenciada em Físico-Químicas pela Universidade do Porto e Mestre em Supervisão pela Universidade da Aveiro é professora do Ensino Secundário, dedicando muito do seu tempo à formação de professores (foi orientadora de estágios durante 22 anos). Desde 1988-1989 tem vindo a colaborar pontualmente com o Ensino Superior, ultimamente com o Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Na área da Didáctica da Física e da Química é autora do livro “Se eu não fosse professora de Física… Algumas reflexões sobre práticas lectivas”, bem como de vários trabalhos, só ou em co-autoria, alguns deles publicados no estrangeiro.
Em Novembro de 2005, e no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Física, foi agraciada pelo Sr. Presidente da República com a Comenda da Ordem de Instrução Pública. Ainda no âmbito das mesmas comemorações, foi contemplada com o prémio Rómulo de Carvalho atribuído pela Sociedade Portuguesa de Física.
É autora do livro de ficção “Estórias com sabor a Nordeste” e no âmbito da poesia, tem alguns poemas dispersos em algumas publicações e, para além deste livro, publicou “ Reflexões e Interferências”, Magnetismo Terrestre e Ciência e Poesia no Reino da Fantasia, Poeira Cósmica, Dispersão Coloidal, Joaninha Voa, Voa de poesia (um deles para crianças) e um de ficção, assim como trabalhos classificados em concursos, quer no âmbito da poesia (dois primeiros prémios) quer no da ficção.