Cultura

Rancho Folclórico de Bairros

Região Etnográfica: Douro Litoral - Sul


Bairros é uma das nove freguesias que compõem o concelho de Castelo de Paiva;
Debruçada sobre o Rio Paiva exibe uma paisagem arrebatadora, no contraste entre o corte fundo do rio e as courelas do regadio que resvalam pelas costeiras, está a grandiosidade esfuziante de Bairros.
Sempre foi uma das mais rurais do concelho e, por isso, ainda hoje mantém e vive tradições verdadeiramente populares.,

Sentindo a necessidade de manter e reviver o riquíssimo Património Cultural dos seus antepassados, surgiu em 14 de Maio de 1996 este Rancho, tendo os seus responsáveis iniciado um trabalho de recolha e pesquisa, ainda hoje em curso.

O Rancho de Bairros procura a cada dia que passa lutar pela verdade do seu Folclore e Etnografia, orgulhando-se de recentemente passar a pertencer à Federação do Folclore Português no intuito de ser um digno e fiel intérprete do seu património cultural.

Baseados nas recolhas feitas junto de idosos e livros históricos, os cantares e as danças mais características da nossa região, são, entre outras: Rusgas, Viras, Malhões, Quadrilhas.

Os trajes mais usados na nossa região eram: Os de trabalho, Romaria ou Festa; Lavradores Ricos, todos feitos de acordo com a modéstia do povo.

Contactos:

Presidente - Duilio Sousa

911589498

Email - ranchofolcloricodebairros@gmail.com

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados