Rancho folclórico de Castelo de Paiva

Rancho folclórico de castelo de Paiva nasceu em Abril de 1957. Está sedeado na sede do concelho de Castelo de Paiva que fica no distrito de Aveiro.

Fez a sua primeira actuação em Julho do mesmo ano, nas Festas do Concelho de Castelo de Paiva.

Ao longo da sua existência tem sido um fiel intérprete do Folclore da Nossa região que é o Douro Litoral, organizando festivais folclóricos nacionais e internacionais, tendo varais actuações na televisão e no estrangeiro destacando-se a participação no 1º Festival Luso-brasileiro realizado no Brasil. Um dos seus pontos altos na sua história foi ser o melhor rancho no concurso de Trajes e Danças do Distrito de Aveiro no qual foi galardoado pelo grande homem Pedro Homem de Melo em Estarreja.

Mais recentemente foi galardoado com a medalha de Ouro de Mérito pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

Está filiado na federação do Folclore Português desde o dia 06 de Junho de 1977.

Além de divulgar danças e cantares da nossa região organiza ainda Cantares das Janeiras, Feiras á moda antiga e várias actividades agrícolas. Os trajes que representamos são Lavradeira Rica; trajes de Trabalho; fiadeira, carniceira, moleira, barqueiro, pescador e outros.

É para nós receber um orgulho receber bem quem nos visita!

Perante vós um embaixador de Castelo de Paiva!

Contactos:

Largo do Conde - Sobrado