Património

A Rota do Património é um conjunto de percursos onde podemos contemplar vestígios e ruinas que compõem a 
O território que hoje compõe o concelho de Castelo de Paiva, teve ocupação Humana desde a Pré-História, derivado a concentrar em si, os elementos essenciais que propiciaram a fixação dos povos primitivos, começamos assim pela Pré-História o nosso Roteiro.
Passando pela ocupação Romana, Medieval e Moderna, este Roteiro, leva-nos a uma viagem ao passado da nossa História concelhia, culminando nos vestígios da nossa História recente, denominada Época Contemporânea.
Todos os elementos patrimoniais contemplados neste Roteiro ajudaram de forma inequívoca a formar a identidade da População de Castelo de Paiva.
Este Roteiro engloba os monumentos presentes no espaço Geográfico que compõe o concelho de Castelo de Paiva. É composto por 16 monumentos, que vão desde a Pré-História à Época Contemporânea. Optamos por englobar neste Roteiro, alguns monumentos que por razões que se prendem com a propriedade dos terrenos onde estes se situam, não são possíveis de visitar, mas assim, ficam identificados e a sua História passa também a ser divulgada em prol do conhecimento Histórico do concelho.
Cada uma das épocas está identificada com a respetiva cor, assim, a Pré-História identifica-se com a cor verde, a Época Romana identifica-se com a cor azul, a Época Medieval identifica-se com a cor Castanha, a Época Moderna identifica-se com a cor roxa e a Época Contemporânea identifica-se com a cor Amarela. Será colocada nos locais dos monumentos uma placa informativa relativa ao monumento. Cada placa informativa contem a informação com base científica do respetivo monumento e a cor a que corresponde a época do mesmo.

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados