Ambiente

Em Portugal, o medronheiro (em especial o seu fruto) é utilizado essencialmente para fabricar aguardente de medronho. Por outro lado, em Castelo de Paiva, o medronheiro ainda tem pouca utilização, sendo apreciado o medronho como fruta da época, apesar da importância que vai gradualmente adquirindo, nomeadamente para a produção caseira de licor.

Apesar de desconhecidos, o medronheiro tem inúmeros benefícios. A própria árvore tem uma importância ambiental e ornamental. Em termos ambientais, os medronheiros têm um grande efeito tampão pois, devido à sua baixa combustividade, têm um papel fundamental como corta-fogo, ajudando a travar incêndios florestais, em especial quando se encontram em grande número numa zona florestal densa. Em termos ornamentais, a própria árvore, as suas folhas, flores e frutos têm elevado valor decorativo. Além do mais, a sua madeira peculiar de grande qualidade é muito utilizada para tornear com o objetivo de criar peças decorativas, assim como os ramos mais finos e verdes são muitas vezes utilizados para cestaria. (Sá, 2010)

Em termos de saúde, as folhas e frutos (as folhas na forma de chá e os frutos ingeridos diretamente ou em sumos ou batidos) são muitos utilizados pelas suas riquezas nutricionais. Ricos em vitamina C, com propriedades antioxidantes (ajudam a prevenir cancro), diuréticas, antissépticas (tratamento de infeções urinárias, de garganta) e depurativas (pela ação na limpeza do sangue) tornam esta espécie numa mais-valia que deve ser integrada na alimentação.

O medronho tem ainda uma utilização mais alargada, desde a produção de geleias e compotas à produção de licores e da já referida aguardente. Mais recentemente foram até criados os chamados “mon cherri à algarvia” que, como que imitando o famoso produto internacional, substituem a cereja e o licor por um licor ou aguardente caseira de (por exemplo) medronho, ideia inovadora que surgiu na aldeia de Talurda na Serra de Silves. (in Expresso, 2013)

Por fim as flores, além do seu valor decorativo, são muito ricas para o ramo da apicultura pois o mel produzido é o chamado “mel de medronheiro”, cuja cor, sabor e aroma são especiais e diferentes do mel feito com pólen de outras flores.

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados