22º Aniversário da Queda da Ponte de Entre os Rios

A exemplo de anos anteriores, no passado Sábado, dia 4 de Março, voltou a lembrar-se a derrocada da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os Rios, e uma vez mais, foi recordado um dos maiores desastres rodoviários de Portugal, num tempo que não apaga a memória, nem a dor que se viveu em Castelo de Paiva, sendo que, a Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios, em parceria com a edilidade local, promoveu as cerimonias do 22º Aniversário da fatídica desgraça que se abateu sobre o concelho.

ter 7 mar, Actualidade

O programa que assinalou esta data, contemplou também, uma cerimónia bastante participada, de homenagem e apresentação do livro “ J. Pinto da Costa, o médico, o professor, o comunicador “, da autoria de La Salete Alves, que teve lugar, durante a tarde, no Salão Nobre da autarquia paivense.

A cerimónia evocativa destes 22 anos da tragédia da ponte, contou com a presença do presidente da autarquia, José Rocha, e outros responsáveis municipais, bem como dos dirigentes e funcionários da AFVTER, autarcas das freguesias e outras entidades locais, contemplando ainda uma missa na Igreja Paroquial de S. Martinho de Sardoura, em Castelo de Paiva, com a bênção de 59 flores, seguido de colocação de coroa de flores no cemitério local.

Depois, ao final da tarde, em Santa Maria de Sardoura, junto da antiga Ponte Hintze Ribeiro e ao Monumento ‘Anjo de Portugal’, escultura dourada de grande envergadura, localizada por baixo do memorial que perpetua o nome das vítimas deste fatídico acontecimento em Castelo de Paiva, realizou-se a habitual cerimónia de homenagem, com o lançamento de 59 flores ao Rio Douro, que será realizada desde o tabuleiro da Ponte Hintze Ribeiro.

Em dia de forte temporal, ao princípio de noite de 4 de Março de 2001, o país soube, perturbado, que o tabuleiro da ponte centenária Hintze Ribeiro tinha ruído, arrastando para as águas barrentas e tumultuosas do Rio Douro, em modo de cheio, um autocarro da empresa Asa Douro, onde seguiam 53 passageiros, que regressavam de uma excursão a Trás-dos-Montes, às Amendoeiras em Flor, e também três automóveis, com seis pessoas, não havendo sobreviventes da tragédia. Recorde-se que, o Presidente da República esteve de visita a Castelo de Paiva em 2017, onde veio participar nas cerimónias do 16º aniversário da queda da Ponte Hintze Ribeiro.