Ministro do Turismo e Cultura de S. Tomé e Príncipe, foi hoje recebido nos Paços do Concelho

No âmbito de uma visita que está a realizar ao concelho, a convite da Urbe Consultores, o Ministro do Turismo e Cultura de S. Tomé e Príncipe, Aerton do Rosário Crisóstomo, foi hoje recebido nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, onde agradeceu a colaboração prestada pela autarquia paivense, no processo de formação que permitiu acolher no território 20 jovens deste país africano, a prestar serviço no sector do turismo/restauração ( mesa - bar ) em vários espaços locais.

seg 6 dez, Actualidade

Para além do governante, que se veio inteirar das condições em que decorrem estas acções de formação a comitiva são tomense integrava ainda Eugénio Neves, assessor para a área do turismo, Adilson Garcia, director de Jogos e Actividade Turística, e Valdemar Jesus, secretário do Conselho de Ministros, sendo acompanhados por Rui César Castro, responsável da Urbe Consultores, e da Engª Paula Gil, do Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado de S. João da Madeira.

O Ministro Turismo e Cultura agradeceu a recepção, e todo o apoio que tem sido prestado aos formados, enalteceu o papel da Urbe Consultores nesta acção, expressando a sua satisfação pelo sucesso que este processo formativo está a ter, mostrando-se confiante nesta aposta na formação e capacitação dos jovens de S. Tomé e Príncipe, nas diferentes áreas do Turismo e Hoteleira, destacando que, sendo o turismo uma área vital para o desenvolvimento do país, justifica-se o interesse na aprendizagem destes jovens, que ficam com conhecimentos e experiência profissional ao melhor nível, e capazes de dar um excelente contributo para proporcionar um turismo de qualidade neste território africano, localizado perto da linha do equador.

Aerton do Rosário Crisóstomo deixou o convite para o edil paivense visitar aquele país e evidenciou que o seu ministério continuará a trabalhar empenhadamente para proporcionar diversas formações no sector de turismo e hoteleira para os estudantes locais, que assim conseguem uma dupla certificação ao nível do ensino secundário e uma carteira profissional que valorizará a sua intervenção nesta área laboral.

Rui César Castro, no âmbito do protocolo assinado com a Urbe Consultores, também se congratulou com o êxito desta acção de formação com os jovens de S. Tomé e Príncipe, dando a conhecer que, no primeiro trimestre do próximo ano, vão chegar mais duas turmas de alunos para frequentar novas acções de formação ao nível de restaurante /bar e técnico de animação turística, funções que considerou essenciais para ajudar as empresas locais orientadas para o turismo a melhorar o serviço que prestam naquele arquipélago.

O presidente da edilidade, José Rocha, agradeceu a presença do governante de S. Tomé e Príncipe, e destacou a importância destes acordos de cooperação e parceria no âmbito da formação profissional, salientando que, estas acções reforçam os laços de amizade entre países que falam a mesma língua e que desenvolvem interesses comuns, evidenciando a valorização profissional destes jovens e as perspectivas de um futuro melhor, potenciando que possam assim, ajudar e contribuir para o desenvolvimento económico e social do seu país.

Referindo-se às diferentes esferas da vida destes jovens, que em Castelo de Paiva dão o melhor de si no aperfeiçoamento de uma futura actividade profissional, o autarca de Castelo de Paiva valoriza esta trajectória de ensino profissional e mostra-se satisfeito com a forma como se adaptaram ao concelho, desenvolvendo com sucesso e mestria as tarefas que lhe estão incumbidas nos diversos estabelecimentos onde estão localizados, referindo que, a Câmara Municipal estará sempre pronta a colaborar para que, estes projectos de vida, através da formação profissional, sejam um êxito, dignificando as relações de amizade entre os dois países.