Câmara Municipal assinalou o Dia da Árvore

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva assinalou, na passada segunda feira, o Dia Mundial da Árvore, associado ao início da Primavera no hemisfério Norte, entregando às escolas e jardins de infância da zona do Couto Miniero do Pejão, cartazes alusivos a este dia e entrega de uma árvore para plantar ( pinheiro manso ), procurando desta forma, sensibilizar as crianças e a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

qua 23 mar, Ambiente

Num dia em que decorreram várias acções de arborização, a autarquia paivense esteve nas escolas do Agrupamento do Couto Mineiro e para o Vereador do Pelouro do Ambiente, António Rodrigues, estas são iniciativas fundamentais junto das crianças, porque permitem passar a mensagem de que, proteger a árvore é proteger a vida, e que sem as árvores não podemos viver, porque elas são os pulmões do mundo e ajudam a manter a vida no planeta.
Para marcar esta efeméride dedicada à temática ambiental, as crianças participaram em diversas actividades lúdicas, mas também actividades de sensibilização ambiental, das quais destacamos a plantação de árvores, tendo o Jardim de Infância de Oliveira do Arda, na vila da Raiva, optado por fazê-lo na zona da Serra de S. Domingos, um dos locais turísticos mais emblemáticos do concelho.
Entretanto, o Pelouro do Ambiente da edilidade paivense, a partir de 4 de Abril, inicio do novo período escolar, vai realizar acção semelhante para as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, entregando árvores e material de sensibilização ambiental, orientado para realçar a importância da arvore e da floresta na vivência quotidiana.
Recorde-se que cerca de 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.
A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de Abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".