GRUPO PORTUCEL - SOPORCEL CELEBROU DIA MUNDIAL DA FLORESTA EM CASTELO DE PAIVA

Iniciativa “Dá a Mão à Floresta” juntou escolas do concelho

Grupo “Portucel Soporcel” distribuiu
centenas de árvores e plantas em Castelo de Paiva

O grupo  “ Portucel Soporcel “, voltou este ano, a celebrar o Dia Mundial da Floresta, promovendo na passada sexta -feira, uma iniciativa nacional, que também contemplou o concelho Castelo de Paiva e motivou a presença dos alunos das escolas do concelho.

qua 26 mar, Ambiente

O grupo  “ Portucel Soporcel “, voltou este ano, a celebrar o Dia Mundial da Floresta, promovendo na passada sexta -feira, uma iniciativa nacional, que também contemplou o concelho Castelo de Paiva. Ao longo do dia, no espaço do Pavilhão Municipal dos Desportos, realizaram-se várias actividades lúdicas e pedagógicas dirigidas aos mais jovens e oferecidas centenas de plantas aos habitantes do concelho, que marcaram presença, tendo a cerimónia de abertura, contado também, com a participação de Gonçalo Rocha, presidente da edilidade paivense.

Gonçalo Rocha congratulou-se com a opção deste grupo empresarial ter escolhido o concelho para comemorar este dia, orientado para celebrar a árvore e a floresta, e deixou uma saudação espacial aos responsáveis que estiveram presentes em Castelo de Paiva, nomeadamente Carla Abreu, directora de comunicação do grupo, Eng.º César China e o técnico Jorge Lourenço, operacionais ligados à exploração da Zona Norte.

Para o edil paivense, estas iniciativas e estas comemorações são demasiado importantes para alertar e sensibilizar as populações para a importância da preservação das árvores e das florestas, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos, realçando depois, a importância que tem a exploração florestal na dinâmica económica do concelho e na garantia de emprego.

Esta iniciativa, realizada em estreita parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, denominou-se “Dá a Mão à Floresta” e enquadra-se na política de Responsabilidade Social do Grupo -  Portucel Soporcel, tendo como objectivo central sensibilizar as populações para a importância de proteger a floresta e o meio ambiente.

Tal como nos três anos anteriores, a iniciativa “Dá a Mão à Floresta” decorreu em seis localidades diferentes de Norte a Sul do País, marcando presença desta vez em Setúbal, Aveiro, Figueira da Foz, Ferreira do Zêzere e Aljezur, para além de Castelo de Paiva.

Sublinhe-se que, as plantas distribuídas às populações, são certificadas e produzidas nos viveiros do Grupo, de onde todos os anos saem 12 milhões de plantas de diversas espécies que contribuem para a renovação da floresta nacional. As plantas oferecidas nesta iniciativa foram seleccionadas de acordo com as características de cada região e entre elas encontram-se sobreiros, carvalhos, azinheiras, eucaliptos, alfazemas, alecrins e medronheiros.

Para os mais novos, a acção “Dá a Mão à Floresta” – que, no ano passado, obteve a distinção de “Melhor Campanha de Responsabilidade Social” no âmbito do Grande Prémio APCE 2013  (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa) – disponibilizou também várias actividades, como o Jogo da Floresta, Pinturas Faciais e Worshops de Origamis e de Expressão Dramática, que motivaram a alegria a satisfação de alunos  e professores das várias escolas do concelho que aderiram e participaram neste evento.

Num clima de diversão e repleto de conhecimento, as actividades foram subordinadas à temática da floresta e no cumprimento do compromisso público deste Grupo Empresarial com a geração de riqueza e bem-estar nas regiões onde está presente, promovendo a preservação e valorização da floresta e dos produtos de base florestal.