Movimento da Mensagem de Fátima juntou mais de 1500 pessoas

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, participou hoje, no XIV Encontro do Movimento da Mensagem de Fátima, levado a cabo na freguesia de Galegos, no concelho de Penafiel, uma iniciativa religiosa presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. João Lavrador, e que juntou mais de 1500 pessoas, entre participantes e peregrinos das várias paróquias da Diocese do Porto.

qui 24 jul, Comunicações

Imbuídos do espírito peregrino, foram várias centenas de pessoas, incluindo muitos paivenses, que se juntaram naquele emblemático e atractivo local do centro histórico de Galegos para, unidos na fé e na oração, incentivar e continuar a dar a conhecer, viver e difundir a Mensagem de Fátima.

Sob a orientação e liderança de Manuel Jesus da Silva, responsável local do Movimento da Mensagem de Fátima, marcaram presença vários peregrinos das freguesias do concelho, numa jornada de fé e de reflexão que se prolongou por todo o dia, com o almoço de confraternização a ser realizado num amplo e atractivo espaço de lazer, localizado junto às instalações da Junta de Freguesia de Galegos e Igreja Matriz.

Ao lado de autarcas locais, o edil Gonçalo Rocha teve a oportunidade de lembrar os Doentes, Deficientes Físicos e Idosos, e estar em contacto com os participantes e a todos saudar e na sua intervenção final, não deixou de evidenciar a sua redobrada satisfação por Castelo de Paiva participar em força nesta iniciativa apostólica de grandeza nacional, evidenciando a importância do culto mariano e deixando uma mensagem de afecto e de esperança a todos os doentes, deficientes e idosos que vieram até à terra de Galegos para ouvir a mensagem de Fátima, bem como uma saudação amiga ao Bispo Auxiliar do Porto, D. João Lavrador que fez questão de presidir a esta realização, e também a Manuel Jesus da Silva, um paivense que se empenha sempre na organização destes actos, que voltaram a decorrer com sucesso, merecendo o melhor apreço dos participantes.

Na perspectiva de que no próximo ano, esta iniciativa comemora 25 anos de realizações, o presidente da CM de Castelo de Paiva não deixou de evidenciar a sua satisfação pelo facto do próximo encontro estar agendado novamente para terras de Paiva, na paróquia de Fornos, prometendo e disponibilizando desde já, todo o apoio possível da autarquia, para acolher esta acção religiosa, no desejo que se possa traduzir na grandeza que todos os anos se vai evidenciando e atraindo cada vez mais participantes e peregrinos.

Presentes esteve também o Padre Manuel Antunes, Assistente Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, Dr. António Ferraz, presidente Diocesano do MMF, bem como outros responsáveis que ajudaram a coordenar este encontro, que teve o apoio da paróquia local e uma grande colaboração da autarquia de Galegos, destacando-se também o apoio prestado pelos Bombeiros Voluntários locais.

Recorde-se que o MMF - Movimento da Mensagem de Fátima é uma associação de fiéis, de formação e apostolado, orientado pela Conferência Episcopal Portuguesa, com o fim de promover a difusão e a vivência da mensagem de Nossa Senhora nas suas aparições aos pastorinhos.

Este movimento coloca-se assim, sob a protecção da Virgem e tem a sua sede nacional no Santuário de Fátima. Nas dioceses, o Movimento é orientado por um secretariado, que depende do Bispo, que os representa. Na paróquia é seu assistente o Pároco, que se reúne com os associados, sendo coordenado igualmente por um secretariado composto de presidente, secretário e tesoureiro. A acção do MM de Fátima abrange três campos apostólicos: oração, doentes e peregrinações.