Colóquio em Castelo de Paiva - Falar claramente sobre o consumo de drogas e práticas violentas

ter 3 set, Conferências

A Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva – APSPCP, em parceria com a Universidade Fernando Pessoa e colaboração da Câmara Municipal, promoveu esta semana, no Auditório da Biblioteca Municipal, um colóquio subordinado ao tema “ Falar claramente sobre consumo de drogas e praticas violentas “ , uma iniciativa que juntou alunos e professores, autarcas e entidades, agentes da sociedade civil, numa acção moderada por Andreia Gomes, presidente da Comissão Local de Protecção de Crianças e Jovens em Risco.

Na Sessão de Abertura, o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, louvou a iniciativa e enalteceu o seu interesse e oportunidade, referindo a preocupação acrescida que deve existir quando se debate e analisa estes temas, evidenciando a necessidade de se continuar a fomentar politicas orientadas para processo, nomeadamente a intensificação do trabalho com jovens ao nível do apoio, sensibilização, acompanhamento e prevenção.

O edil paivense destacou que as oportunidades não apenas se buscam, mas também se criam, e que discutir esta problemática de forma aberta e sem receios, é importante e oportuno nos tempos que correm, principalmente quando se denotam cada vez mais dificuldades para se manter uma vida saudável e digna.

Sendo que, na sua opinião, a droga nunca deverá ser uma saída para os problemas que nos afligem, o autarca Gonçalo Rocha referiu que, nos comportamentos desviantes, não se deve maximizar a culpabilidade de quem está envolvido, porque essas situações são fruto de muita coisa, sendo que o apoio familiar e dos amigos será sempre fundamental para a recuperação, evidenciando –se os valores essenciais para um crescimento e uma vivencia saudável .

O Vereador Norberto Moreira, que esteve em representação da APSPCP, falou na associação, do seu âmbito e do trabalho que tem sido desenvolvido, bem como a importância da sua acção social, num concelho que também passa por algumas dificuldades ao nível desta problemática e que tem sinalizados vários casos neste contexto.

Nesta jornada, ainda se registou as intervenções interessantes do Tenente Ivo Cristal, da Secção de programas especiais do Destacamento da GNR de Oliveira de Azeméis, da Prof. Dr.ª Sílvia Ribeiro, docente da Universidade Lusíada do Porto, actualmente a desenvolver funções no Instituto da Droga e Toxicodependência, bem como as comunicações da Prof. Dr.ª Laura Nunes e Prof. Dr.ª Sónia Caridade, docentes da Universidade Fernando Pessoa

No ambiente de debate que se seguiu, foi interessante verificar a satisfação dos participantes nesta troca de ideias, experiencias de vida e na partilha de opiniões relacionadas com motivações, consumos e acções do plano nacional contra a droga e toxicodependências