Presidente Gonçalo Rocha marcou presença na “ conferência JN - 125 anos no distrito de Aveiro “

O presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, participou neste semana na  “ Conferencia JN 125 anos no distrito de Aveiro “, uma iniciativa realizada no Auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e que contou com diversas intervenções de figuras proeminentes da sociedade civil e um debate subordinado ao tema “ Para que serve a Universidade? “.

sex 24 mai, Conferências

A cerimónia de abertura foi repartida com as intervenções do Reitor da Univrsidade de Aveiro, Manuel Assunção, do presidente da CM de Aveiro, Élio Maia e do presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves.

Luis de Melo, director do BES e Luis Marques, gestor e professor universitário, foram oradores convidados, enquanto no Debate “ Para que serve a Universidade ? “, moderado por Carlos Jalali, director do Mestrado em Ciencia Politica da UA, participaram Zélia Breda, investigadora de turismo da Universidade de Aveiro, Jacinta, cantora de jazz e doutoranda em musica, Julio Magalhães, director geral do Porto Canal, Manuel Serrão, empresário e membro do Conselho Editorial do JN, Tiago Almeida, presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro e Herminio Loureiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

No espaço dedicado à intervenção pública, o presidente Gonçalo Rocha fez questão de evidenciar que os governos mais recentes foram esquecendo o concelho em termos de acessibilidades, continuando a reclamar a urgente construção do IC35 até Penafiel /A4 e a conclusão da Variante à EN 222, com ligação à A32, em Canedo / Feira.

" Continuamos estrangulados na ligação ao mundo ", afirmou o autarca paivense, a propósito das obras prometidas, após a derrocada da Ponte Hintze Ribeiro, mas que, até hoje, nunca foram concluídas, referindo ser "  inconcebível que, mais de uma década depois, não haja ainda uma ligação rápida desde Entre-os-Rios a Penafiel, conforme fora prometido pelo então Primeiro Ministro, António Guterres " .

Para o presidente Gonçalo Rocha, tem faltado vontade política dos recentes  governos para "desencravar o concelho" e  “ sem bons acessos é muito difícil garantir investimentos que permitam o desenvolvimento económico do concelho", destacando depois que, “ se  calhar pensam que aqui está tudo feito, o que não é verdade", aludindo a propósito, à situação  dos últimos seis quilómetros da Variante à EN 222, os quais, se fossem realizados, garantiriam a ligação de Castelo de Paiva à A 32, em Santa Maria da Feira, de resto imprescindível e fundamental nos dias de hoje.

A conferencia ficou ainda marcada pela comunicação de Marinho e Pinto, actual Bastonário da Ordem dos Advogados e membro do Conselho Editorial do JN e pelas palavras de Ricardo Figueiredo, presidente da Associaçao de Municipios das terras de Santa Maria e Manuel Tavares, director do Jornal de Noticias.