VOLTA A PORTUGAL DE APOIO AO EMPREGO PASSOU POR CASTELO DE PAIVA

Uma excelente adesão em Castelo de Paiva

VOLTA A PORTUGAL DE APOIO AO EMPREGO
APRESENTADO EM SESSÃO DE ESCLARECIMENTO


Castelo de Paiva recebeu na passada semana, a “ Volta a Portugal de Apoio ao Emprego “, um evento organizado pelo Europe Direct do Tâmega e Sousa, em colaboração com a representação da Comissão Europeia em Portugal, Rede Eures e Instituto de Emprego e Formação Profissional e que, neste caso, resulta de uma parceria com a CM de Castelo de Paiva e Associação Comercial e Industrial

seg 24 mar, Conferências


Castelo de Paiva recebeu na passada semana, a “ Volta a Portugal de Apoio ao Emprego “, um evento organizado pelo Europe Direct do Tâmega e Sousa, em colaboração com a representação da Comissão Europeia em Portugal, Rede Eures e Instituto de Emprego e Formação Profissional e que, neste caso, resulta de uma parceria com a CM de Castelo de Paiva e Associação Comercial e Industrial.

A iniciativa, que teve lugar no espaço da Biblioteca Municipal, foi aberta a toda a população e teve uma excelente adesão de participantes, possibilitando a oportunidade de assistir a uma sessão de esclarecimento, onde várias questões pertinentes relacionadas com a problemática do emprego, no contexto do espaço europeu, foram detalhadamente abordadas. Houve ainda, uma perspectiva empresarial do fenómeno, dos apoios possíveis a nível local, uma abordagem de técnicas de procura de emprego através de ferramentas da internet, nomeadamente com o auxílio das redes sociais.

Recorde-se que o principal objectivo destas sessões é a constante melhoria das condições de emprego dos cidadãos, munindo-os de ferramentas para uma procura mais eficaz.

Segundo Jorge Diogo Oliveira, da entidade organizadora e coordenador do Centro Europe Direct do Tâmega e Sousa, a exemplo de outras acções informativas, este foi um momento oportuno para aproveitar para esclarecer dúvidas, ter acesso a documentação útil e perceber que há instituições qualificadas para dar ajuda e conselho em matéria de procura de emprego.

Bruna Nunes, da Social Marketing, falou nos diversos aspectos de como tirar partido da rede social “  LinkedIn  “na oferta e procura de currículos/empregos, enquanto Paula Oliveira, coordenadora do Gabinete de Inserção Profissional, da CM de Castelo de Paiva, abordou “ uma perspectiva do apoio local “, concluindo o ciclo de intervenções com a participação de Filipa Fragoso, Conselheira EURES do IEFP, que veio a Castelo de Paiva falar da Rede Eures e as ofertas de emprego e estágios em contexto europeu.
           
O presidente da edilidade paivense Gonçalo Rocha, mostrou-se satisfeito com a boa adesão da iniciativa, revelando a importância da mesma, ao mesmo tempo que lembrou que, sendo a emigração uma realidade existente e que, cada vez motiva mais gente, é importante tomar conhecimento de regras e procedimentos, para que o processo seja bem sucedido e as pessoas tenham encaminhamentos correctos, candidaturas assumidas com seriedade e não sejam enganadas.

Manifestando o desejo de que não houvesse necessidade de sair da terra e do país à procura de trabalho e melhores condições de vida, o autarca de Castelo de Paiva insistiu, no entanto, no interesse de um conhecimento global, cada vez mais amplo, de todas as condições de aprendizagem, de procedimentos de contratualização e de candidatura, na perspectiva de que todo o processo seja um sucesso e decorra dentro da normalidade desejada.

Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa pretende ajudar todos aqueles que procuram trabalho ou formação dentro da União Europeia. Para isso, continuam a ser programadas sessões de apoio em várias cidades no continente e nas ilhas, onde são apresentadas soluções para combater o desemprego, através de formação profissional, estágios ou experiência internacional de voluntariado. A organização garante ainda que existem “quase 1,5 milhões de vagas de emprego disponíveis a nível europeu”.

 

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados