A "Classica" visita Castelo de Paiva

O concelho de Castelo de Paiva vai receber, nos dias 12 e 13 de Junho, uma grande jornada dedicada à bicicleta, denominada “ A Clássica “, numa aventura promovida por,  que é voltar ao passado, numa época em que pedalar era sinónimo de espírito de aventura e de históricos confrontos sobre rodas, em que o singular “ design “ da bicicleta fundia homem e máquina por estradas de poeira, com paisagem verdejantes, e trajectos entre montanhas.

ter 18 mai, Cultura e Lazer

O programa arranca no Sábado, dia 12, a partir das 10 horas com um Passeio para crianças (até 12 anos), entre a Quinta do Pinheiro - Parque das Tílias, sendo que este este passeio é grátis e decorre entre dois bonitos parques da Vila de Castelo de Paiva através da ciclovia existente.

Entre as 14:00-16:00 horas haverá mercado de produtos da região e um pequeno mercado “vintage” de produtos para bicicletas, realizando-se de seguida a entrega dos dorsais aos participantes na prova, não sem antes no espaço do  “ Payva Wine Welcome Center", localizado no Mercado Municipal se realizar uma prova para apreciadores dos fantásticos vinhos verdes, brancos e tintos, da Sub-Região do Paiva e os seus produtos típicos, assim como existirá um pequeno mercadinho de bicicletas antigas.

Ás 16:00 será dada a partida para o grande passeio de biclicletas, com um trajecto definido por 10km por paisagens encantadoras deste território paivense, percurso denominado de “Entre o Vinho e a Ilha”, com partida desde o centro da Vila de Castelo de Paiva e chegada na zona ribeirinha do Castelo, em frente à Ilha dos Amores, sendo que haverá transporte para ciclistas e bicicletas da chegada para o local de partida, traduzindo-se num passeio muito fácil de realizar pelas paisagens vinícolas entre o centro de Castelo de Paiva e a Ilha dos Amores, seguido-se de um lanche junto ao rio ao entardecer.

À noite, a partir das 21:00 horas, vai realizar-se no Auditório Municipal, a projecção do filme “A Alma de um Ciclista” de Nuno Tavares, sendo a primeira apresentação publica, sem ser em festivais, do premiado e aclamado filme " A Alma de um Ciclista", uma obra maravilhosa sobre a vida, sobre a amizade e sobre o ciclismo clássico. A não perder, para quem gosta de bicicletas e grandes aventuras.

A segunda jornada desta iniciativa realiza-se no Domingo – 13 de Junho, e o programa arranca pelas 9h30, com um Passeio de Bicicletas, num trajecto de 30 quilómetros, um percurso mais longo e um pouco mais difícil, mas perfeitamente acessível, com partida e chegada ao centro de Castelo de Paiva.

Na subida mais íngreme, será disponibilizado um transporte adequado para quem não consiga vencer esse desfio ( e o que é a vida sem desafios?), mas deixamos ninguém para trás. Este passeio de ciclismo está assinalado e pode ser feito em grupo, pequenos grupos, ou de modo mais pessoal e vai incluir um "snack" (com comida e bebida verdadeira, sem barritas energéticas ou gel 🙂), com vista para o Rio Douro no fabuloso espaço do Hotel Douro41 Hotel & Spa e um almoço no alto do Monte de São Domingos emoldurado pela sua magnifica vista sobre o Vale do Douro.

Para Paula Melo, Vereadora do Pelouro do Turismo, esta é uma iniciativa interessante que importa acarinhar, daí deixar uma saudação de boas vindas a todos os que vão estar de visita a Castelo de Paiva nesta jornada desportiva e de interesse turístico, até porque queremos potenciar e valorizar o investimento feito na Requalificação da Quinta do Pinheiro, possibilitando a criação de um excelente espaço de lazer integrado no perímetro urbano da vila, potenciando à população e quem nos visita usufruir de uma área natural com espaços verdes de qualidade e equipamentos para a prática do exercício físico e de recreio, potenciando momentos de descontracção em contacto com a natureza.

Por outro lado, refere esta responsável municipal, promovemos a Implementação da Rota da Água e da Pedra, no âmbito do projecto Montanhas Mágicas, como forma de promover os nossos rios e os recursos hídricos, procurando valorizar elementos do património natural e cultural ligados à água e à pedra, com pontos de visitação e sinalética adequada e da mesma forma avançamos com a criação dos Trilhos Verdes BTT (Trilho das Vinhas e Trilho do Mineiro), um convite à descoberta de Castelo de Paiva, a perceber a natureza envolvente, a percorrer inusitados caminhos e a visitar lugares lindíssimos e genuínos, onde permanecem intactos modos de vida distintos.

Ainda estão a pensar se vêm ou não ? Lembramos que as inscrições são limitadas. Não se atrasem. Esta é uma parceria do Município de Castelo de Paiva, do Douro41 Hotel&SPA, Tabor Saddles, FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, Turismo de Castelo de Paiva, podendo recolher mais informações em www.aclassica.pt